A última residência do projeto CoLABoratorio 2009, entre o grupo de 15 artistas selecionados e um coreógrafo convidado, está chegando ao final de sua segunda semana. No mês de setembro, o artista Rob List, da Holanda, segue trabalhando o "momento presente" do performer, com metodologia precisa e muita objetividade. O grupo está pesquisando modelos de movimentos que eles criaram, com diferentes dinâmicas a cada dia. São processos em duplas, onde um se movimenta e o outro observa. A intenção, tanto de quem move como de quem observa, é manter-se presente em cada momento, evitando a mecanização e o estado disperso, que Rob chama de "zona de zumbi".

A outra parte do processo é um exercício de "aquecimento" mental. Com o mesmo objetivo de fortalecer a presença no momento, mas dessa vez com desenhos. Os artistas sentados, um em frente ao outro, desenham a face do outro sem olhar para o papel, apenas para o olho de seu parceiro à frente. Com a mão direita, com a esquerda e com as duas. Essas técnicas de corpo e de desenho são metodologias que Rob desenvolveu sob grande influência do Teatro Nô, técnica japonesa para interpretação em cena, e tem como principal característica administrar a energia do corpo e trabalhar a velocidade lenta.

O grupo matém uma presença ativa e interessada. Em cada residência uma descoberta individual e de grupo. Alguns coreógrafos foram responsáveis por unir e tornar íntimos os artistas, outros em desenvolver os projetos indivivuais. A residência com Rob está sendo também peculiar, ela traz mecanismos, informações no corpo, para os artistas exercitarem a concentração e dessa maneira aproximar performer e público.

Mais notícias no site do Panorama.

Visitas: 71

Incluir comentario

¡Necesitas ser un miembro de movimiento | movimento para añadir comentarios! | É preciso ser membro para incluir comentários

Participar en movimiento | movimento

Danza y cultura en red | Dança e cultura em rede

Este es un proyecto  de

Marlon Barrios Solano

Creada por la Red Suramericana de Danza en asociación con idanca.net y Associação Cultural Panorama | Criada pela Red Sudamericana de Danza em parceria com idanca.net e Associação Cultural Panorama.

This network is maintained and administrated by Marlon Barrios Solano as an independent art/curatorial/social innovation project.

You can donate to support my work here:

WOULD YOU LIKE MAKE A ONE TIME DONATION?

Become my patron:

Become a Patron!


Support  making a single donation of any amount.
Thank you!

Contact:

marlon@dance-tech.net

for more information

YOU MAY DONATE BITCOIN HERE

WALLET

38rswPwwQB67cbe8z1E72PhtQCM1umpyjK

© 2024   Creado por Red Sudamericana de Danza.   Tecnología de

Emblemas | Badges  |  Reportar problema  |  Términos de servicio