Encerramento de residência entre Wagner Shwartz e Rachid Ouramdane

O encerramento de residência artística entre Wagner Shwartz (Brasil) e Rachid Ouramdane (França), do projeto CoLABoratorio, aconteceu ontem, dia 21 de setembro, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro. Esta residência de criação, que também é parte do projeto CoLAboratorio, possui uma dinâmica diferente das outras que acontecem entre um coreógrafo convidado e o grupo de artistas selecionados. Nessa versão, dois coreógrafos, um do Brasil e um de fora, se reunem por duas semanas para criarem em critério colaborativo. É uma residência focada na criação, enquanto a outra possui uma característica também de formação.

Na primeira edição dessas residências em dupla, a criação entre Wagner e Rachid resultou no vídeo "Eu precisava ganhar tempo | J' essayais de gagner du temps". O vídeo foi inspirado no trabalho anterior, "Des temoins ordinaires", que trata do testemunho de pessoas que sofreram algum tipo de violência, tortura, numa transcriação poética dessa subjetividade tão peculiar e tão delicada. Durante a estadia no Rio de Janeiro, os artistas filmaram paisagens e imagens, buscando na casualidade dessas imagens seu alimento lírico. A ideia, segundo os artistas, era buscar no que parece óbvio uma particularidade. Através da disposição das imagens no vídeo final, o espectador tem um conteúdo conceitual, pelo texto legendado, e um distanciamento narrativo, pelas imagens corriqueiras. A diferença está na lente subjetiva do criador e na interpretação do observador.

Ao final da apresentação, houve um bate-papo com Wagner e Rachid, em que o público pôde expressar sua experiência e fazer perguntas. Para assistir o vídeo e conhecer o projeto melhor, os artistas criaram um blog contando sua trajetória. Na página do Panorama Festival também há um texto informativo sobre esse trabalho.

Visitas: 144

Incluir comentario

¡Necesitas ser un miembro de movimiento | movimento para añadir comentarios! | É preciso ser membro para incluir comentários

Participar en movimiento | movimento

Danza y cultura en red | Dança e cultura em rede

Este es un proyecto  de

Marlon Barrios Solano

Creada por la Red Suramericana de Danza en asociación con idanca.net y Associação Cultural Panorama | Criada pela Red Sudamericana de Danza em parceria com idanca.net e Associação Cultural Panorama.

This network is maintained and administrated by Marlon Barrios Solano as an independent art/curatorial/social innovation project.

You can donate to support my work here:

WOULD YOU LIKE MAKE A ONE TIME DONATION?

Become my patron:

Become a Patron!


Support  making a single donation of any amount.
Thank you!

Contact:

marlon@dance-tech.net

for more information

YOU MAY DONATE BITCOIN HERE

WALLET

38rswPwwQB67cbe8z1E72PhtQCM1umpyjK

© 2024   Creado por Red Sudamericana de Danza.   Tecnología de

Emblemas | Badges  |  Reportar problema  |  Términos de servicio