O
coLABoratorio é um programa realizado pela Associação Cultural Panorama (Rio de Janeiro), responsável pelo
Festival Panorama de Dança, em parceria com o
Núcleo do Dirceu (Teresina, Piauí). No Rio de Janeiro o
CoLABoratorio conta também com o apoio do
Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro.
O
coLABoratorio é um projeto de residências artísticas, que acontece simultaneamente no Rio de Janeiro (RJ) e em Teresina (PI), e tem como objetivo o intercâmbio cultural e de criação entre artistas de diferentes localidades do Brasil e do mundo. A edição de 2010 começa no dia 26 de abril e vai até o dia 14 de novembro, incluindo a apresentação de trabalhos durante o Festival Panorama de Dança 2010. Os artistas selecionados receberão uma bolsa-auxílio para realizar o projeto. O programa terá 7 meses de duração, com 5 residências artísticas de criação colaborativa.
A primeira etapa é um encontro inaugural em Teresina – PI, com todos os artistas bolsistas, com 3 semanas de duração. Nessa etapa, a cada semana haverá um coreógrafo convidado para orientar e coordenar o encontro. As residências 2, 3 e 4 tem uma mesma dinâmica, coordenadas cada uma por um coreógrafo convidado diferente, com duração de 3 semanas e 3 semanas de intervalo. Ao fim da cada residência artística será apresentada uma pequena mostra do que foi desenvolvido durante o encontro. A 5ª e última etapa é um encontro no Rio de Janeiro com todos os artistas bolsistas, antes e durante o Festival Panorama de Dança 2010. Além disso, o programa prevê o intercâmbio dos artistas participantes, com viagens periódicas entre as duas cidades, Rio de Janeiro e Teresina, respectivamente.
O projeto
CoLABoratorio teve sua primeira edição em 2006/2007, durante o Panorama de Dança, numa iniciativa de intercâmbio entre coreógrafos de diferentes nacionalidades, especialmente da América do Sul e da Europa. Na edição 2009/2010 o
CoLABoratorio ampliou sua área de intercâmbio, agora entre América Latina, Europa e África. A atual edição acontece simultaneamente no Rio de Janeiro e em Teresina. O objetivo do projeto é promover espaço para debate de questões relativas à dança contemporânea, suas práticas e problemas, e incentivar artistas a trabalharem juntos em projetos de criação. O projeto também se propõe a desenvolver profissionais da dança nos dois estados (Rio e Teresina) e estimular a criação colaborativa.
O projeto tem financiamento da
União Européia, através do programa
Culture 2007-2013, e como parceiros europeus o
Festival Alkantara, em Lisboa, o Centro de Criação
Garajistanbul, na Turquia, e a agência londrina
Artsadmin. O projeto também conta com o apoio do Centro Cultural de Espanha de São Paulo.
Os artistas bolsistas são selecionados através de convocatória pública. A edição de 2009 contou com 15 bolsistas em cada cidade. A edição de 2010 abriu 16 vagas regulares para artistas do Brasil e América Latina e 2 vagas específicas para Paraguai e Bolívia. As bolsas específicas são fruto de uma parceria com o Centro Cultural de Espanha no Paraguai e com a Embaixada de Espanha da Bolívia.
coLABoratorio 2010 comienza el 26 de abril y termina el 14 de noviembre incluyendo, en su fase final, presentación de resultados artísticos en el Festival Panorama de Danza 2010. El proyecto tiene duración de 7 (siete) meses y consiste en un programa de 5 (cinco) residencias artísticas con la participación de aproximadamente 24 artistas bolsistas. Cada residencia tiene duración de 3 (tres) semanas y está coordinada por coreógrafos invitados. Las residencias tienen un intervalo de 3 (tres) semanas que están destinadas a los ensayos y desarrollo de los proyectos de los artistas bolsistas. Los coreógrafos invitados tienen por objetivo facilitar la producción artística de los artistas, colaborar e intercambiar contenidos con el grupo, dar orientación y proponer dinámicas que faciliten la integración y creación en colaboración. Los trabajos desarrollados en coLABoratorio tendrán como característica la creación en colaboración. Los artistas deberán encontrar compañeros de trabajo con el objetivo de formar grupos y desarrollar propuestas de creación colectiva. Al final de cada residencia los artistas bolsistas deberán realizar una pequeña presentación pública en formato libre.
coLABoratorio es una iniciativa del la Asociación Cultural Panorama (Río de Janeiro), que realiza el Festival Panorama de Danza en asociación con el Núcleo de Creación de Dirceu (Piauí). Sus socios europeos son el Festival Alkantara en Lisboa, Centro de Creación Garajistanbul en Turquía y la agencia londinense Artsadmin. coLABoratorio. Está subvencionado por el programa Culture 2007 – 2013 de la Unión Europea y también cuenta con el apoyo del Centro Coreográfico de la ciudad de Río de Janeiro, Red de Centros Culturales/AECID y Centro Iberoamericano de Formación de Santa de la Sierra/AECID.
Comentario (9 comentarios)
Necesitas ser un miembro de movimiento | movimento para añadir comentarios! | É preciso ser membro de para incluir comentários
Participar en movimiento | movimento
Que seja enriquecedor o resultado vindo da contribuição que está sendo o "estar" no Colaboratório.
Aguarde mais detalhes em breve,,,
Grato
Colaboratório
Marcus Azevedo
já estou aplicando em meus projetos os experimentos da nossa primeira fase, intermediados por nosso grande Christian Duarte esta semana estamos conhecendo nossos amigos de Teresina, outra sede de nosso Colaboratório 2009.
Abraço e bjs em todos.
Marcus Azevedo
Minha frase do dia:
"New Jack Swing, vibração d um corpo em constante potência."
Dancem New Jack Swing...
Após a experiência em Teresina junto ao Núcleo do Dirceu, chego ao Rio instigado em incitar o que se espera de uma experiência colaborativa.
Trocar experiências, conhecer artistas de outros lugares e contextos é um argumento plausível para defender um lugar de colaboração. Mas, colaborar para quê? Vamos montar uma performance? Uma dança? Vamos bolar um vídeo? Um filme? Um acelerador criativo?
Perguntas assim podem parecer tolas a principio, mas talvez através delas podemos encontrar alguma clareza sobre nossos desejos reais em colaborar, ou não.
Colaborar não significa ajudar alguém. Colaborar é somar. é usar recursos pessoais em contato com outras idéias que possam promover novos entendimentos, novos procedimentos e , portanto, novas idéias. Tenho pensado que cada individuo, na verdade, é um coletivo em si, porque sempre recorre à sua rede de relações alguma referência, alguma discussão, alguma questão. Essas contribuições indiretas portanto também fomentam um processo colaborativo como este, ganhando visibilidade no modo como você participa e conduz seus investimentos em criação, promovendo desdobramentos e estabelecendo novas redes, novas conexões.
No Rio começamos nossa jornada trocando nossas cartas de intenção, as que foram enviadas na inscrição e garantiram uma vaga no colaboratorio. Trocamos as cartas e nos apropriamos de outras falas sem tempo de entende-las. Sim, foi um exercício imediato de apropriação e ficção. Como seria se aquelas palavras fossem minhas, se aquele projeto fosse meu?
A partir dessa experiência pensamos em entrevistas trocadas, nos apropriando da ficção providenciada inicialmente.
Nesse segundo experimento decidimos pela entrevista como uma forma de retirar maiores informações e, possivelmente, mais clareza sobre nossos projetos ou desejos de projeto.
Trocamos os papéis: O entrevistador é o autor do projeto e formula perguntas para o entrevistado, que por sua conta busca maiores informações para responder e refletir sobre o “seu” projeto. Deu pra entender? Sabe o programa troca de esposas? Por ai....
Tanto as cartas de intenção ou, como passamos a chamar, “depoimentos”, foram registrados em video, sem publico presente apenas camera e falantes.
Dessa experiência pensamos em extrair uma metáfora que desse conta de uma resolução para algum aspecto do projeto via experiência da entrevista realizada. Encontrando uma metáfora, formulamos tarefas para se aproximar da metáfora pensada. Isso porque “tarefa” foi um dos aspectos, talvez o maior, dessas três semanas.
Bom, criar uma metáfora para uma idéia não é algo simples e, tornamos ainda mais complexo quando decidimos chegar na metáfora através de uma tarefa. As tarefas eram solicitadas pelo e para o grupo, ou parte do grupo, ou individualmente (de acordo com a necessidade de cada tarefa).
O que são tarefas ?
São restrições, parâmetros e/ou condições formulados para produzir material fisico, situações, resíduos ou questões que auxiliem no andamento de um projeto, de uma pesquisa, de uma idéia, de uma criação. A tarefa pressupõe o exercício de formular e comunicar, para um grupo de pessoas, de forma objetiva e precisa, um campo de ação individual e/ou coletivo.
Em nossas elaborações encontramos alguns tipos que promoveram algumas discussões e reformulações.
Identificamos tarefas mais “dirigidas”, que se aproximaram de um “score”, e outras que providenciaram maior espaço de apropriação e distanciamento, produzindo resoluções mais improváveis.
Estamos ainda pensando nas diferenças entre tarefas/ferramentas/scores (optamos por não traduzir score, o mais adequado talvez seja roteiro), onde elas convergem e o quê especificamente as tornam diferentes?
Algumas possibilidades entre elas:
1- uma tarefa pode me levar a encontrar uma ferramenta de criação;
2- posso montar um score com tarefas e ferramentas;
3- posso me utilizar de varias ferramentas para executar uma tarefa;
4- posso me utilizar de outras ferramentas para testar uma ferramenta específica;
5- uma ferramenta pode promover uma tarefa.
Uma referência importante que nos ajudou a pensar sobre isso: http://www.everybodystoolbox.net
E, é de la que vem o “Générique Performance” (GP) que testaremos em nosso último encontro que estará aberto ao público.
Esse experimento conversa diretamente com o que discutimos e pesquisamos nessas 3 semanas - elaborando e compartilhando tarefas, buscando expandir nosso entendimento sobre nossos próprios processos, nossos interesses e diferentes modos de produzir.
Na GP, construiremos com o público uma performance através da discussão sobre ela.
Uma ficção compartilhada e produzida onde os papéis performers/público serão definidos na hora.
Acontecerá dia 08/05, no Estúdio 1 do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro (onde acontece o CoLABoratório) às 11h.
Amanhã nosso ultimo dia. Como combinamos faremos o experimento "Générique Performance", que é uma ferramenta disponibilizada no site everybodystoolbox.net
Para saber mais sobre isso, entre no site e clique no générique. Esta em inglês.
Esse experimento conversa diretamente com muito do que discutimos e pesquisamos nessas 3 semanas. Elaborando tasks/tarefas e buscando entender melhor nossos processos, nossos interesses e praticas. De onde vêm as idéias foi a pergunta e/ou dispositivo que promoveu nosso mergulho na busca de tarefas que dessem conta de incitar e expandir nosso entendimento sobre nossos proprios trabalhos e modos de produzir.
Na GP de amanhã construiremos com o publico uma performance através da discussão sobre ela. Uma ficção compartilhada e produzida onde os papéis performers/publico serão definidos na hora.
Até amanhã. Merda !!!
Cris
to aqui de longe sempre imaginando como vao as coisas por ai... coloquem posts pra mim please.
bjs
edu
sejam bem-vindos ao movimiento.org!
Leiam a seção + info para saber mais sobre o funcionamento da nossa rede social.
Aqui vocês podem manter um blog e postar fotos e vídeos das atividades da residência e criar grupos de discussão. Aproveitem!
Um abraço.
Equipe do Movimiento.org