estudos sociais - despacho - inicio das pesquisas

' />

Desde o convívio com as experiências corporais nos rituais mediúnicos - candonblé ou xangô, como é chamado em Alagoas, o toré, os rituais de cura (benzedeiras, benzedores), os espíritas kardecistas, e outras de difícil nomeação - durante as pesquisas de "recursos humanos", última obra da "cia.ltda", que coordeno, instaurou-se no corpo uma necessidade de uma mais profunda investigação e conhecimento da elaboração corporal nos rituais que o instigam à novos estados de dança e que novamente inspire a emergência da dança no humano contemporâneo. Mediatizado pelo corpo, o transe nesses rituais, parece propor que, em sua integridade (física, espiritual, cultural-social, etc), o corpo é conformado por dimensões além do racicínio lógico, e em cuja expressão (em sua movimentação sensível) decodifica senhas e cifras de um conhecimento somente acessível à dança, e a princípio incognoscível, abstrato. Embora aplicado às questões imanentes do corpo (amor, saude, sobrevivência) tais conhecimentos/percepções/movimentos se referem à existencialidade enquanto tal, num aspecto atemporal e não local do existir, conforme nos explica a Física Quântica (Amit Goswami - O Universo Autoconsciente-2007) na expressão "self quântico". A dança butoh (hijikata, Tanaka, Ohno) tem explorado essa zona da sensibilidade corporal em suas performances.
Em "DESPACHO" procuro esse tempo-espaço próprio do corpo, a partir do estímulo da consciência e da sensibilidade, num programa de agenciamento das percepções mais sutis (inspirado pelos escritos de José Gil.1996: A Imagem-Nua e as Pequenas Percepções), em busca de uma vivência única, imediata do movimento, complexizado péla condição geo-histórica do corpo simbiotizado no ambiente.
As pesquisas corporais em "DESPACHO" são em verdade uma continuidade das pesquisas realizadas em ESTADO DE GRAÇA(2004/2005), SOCIEDADE ANÕNIMA (2006), NÃO (2006) e RECURSOS HUMANOS (2007-2008), que já colocavam a ação sensívelmente motivada e expontânea em performance. O que se soma em "DESPACHO" é a consciencia de que é a própria dança (os estados expressivos a que o corpo atende)a razão para a existencia da performance, independente e livre de quaisquer temas além da própria busca corporal, numa fé cega na experiência e expressão corporal.

Visitas: 131

Incluir comentario

¡Necesitas ser un miembro de movimiento | movimento para añadir comentarios! | É preciso ser membro para incluir comentários

Participar en movimiento | movimento

Comentario por CLÁUDIO ANTÔNIO el | em junio 10, 2009 a las | às 2:58pm
Jorge que bom te achar aqui.
Como vai?
Abraços!!
cláudio antônio

Danza y cultura en red | Dança e cultura em rede

Este es un proyecto  de

Marlon Barrios Solano

Creada por la Red Suramericana de Danza en asociación con idanca.net y Associação Cultural Panorama | Criada pela Red Sudamericana de Danza em parceria com idanca.net e Associação Cultural Panorama.

This network is maintained and administrated by Marlon Barrios Solano as an independent art/curatorial/social innovation project.

You can donate to support my work here:

WOULD YOU LIKE MAKE A ONE TIME DONATION?

Become my patron:

Become a Patron!


Support  making a single donation of any amount.
Thank you!

Contact:

marlon@dance-tech.net

for more information

YOU MAY DONATE BITCOIN HERE

WALLET

38rswPwwQB67cbe8z1E72PhtQCM1umpyjK

© 2024   Creado por Red Sudamericana de Danza.   Tecnología de

Emblemas | Badges  |  Reportar problema  |  Términos de servicio