Festival de Dança do Litoral Oeste por Clerton Martins

Festival de Dança do Litoral Oeste
22/07/2010 02:00
Algumas realizações podem ser um reflexo de como se conforma a dança neste rincão brasileiro. Recentemente tivemos o Fendafor e um pouco antes a Bienal de Dança do Ceará. Estamos quase entrando no período de Bienal de Par em Par, e, a partir de hoje até sábado, dia 24, precisamente no Vale do Curú, o 4 º Festival de Dança do Litoral Oeste. A proposta desta edição é o diálogo entre as possibilidades da dança nesta contemporaneidade volátil.
Uma análise do cenário atual, especificamente em Fortaleza, mostra que a dança tem passado por profundas e significativas transformações desde 1997, ano da I Bienal Internacional de Dança do Ceará. Nesta ocasião foi diagnosticada a falta de acesso a informações que oportunizassem uma formação profissional abrangente e de qualidade na área. Na inexistência de cursos superiores e como medida paliativa para suprir esta necessidade emergente, surgiu o Colégio de Dança do Ceará, em 1998. Logo em seguida a Escola de Dança de Fortaleza.
Tratava-se de projeto que foi discutido e reivindicado pelos componentes da Associação dos Profissionais de Dança do Ceará (Prodança), bem como pelo Fórum de Dança do Ceará. O objetivo era possibilitar a formação prática e teórica em dança. A participação da Universidade Federal do Ceará (UFC) nesse processo foi fundamental, certificando e fomentando no espaço acadêmico o desenvolvimento do fazer em dança cênica. Atualmente, além do curso técnico em dança, estamos em fase de consolidação da primeira graduação em dança no Estado pela UFC.
Chegamos hoje a um estágio da caminhada onde os profissionais e interessados em dança podem olhar para trás e sentir vitoriosos. Nesse contexto chegamos aos festivais, que se convertem em âmbitos privilegiados para a troca de experiências, encontro de todas as possibilidades que a dança convoca a partir das realidades distintas de cada canto deste pedaço do Brasil e do mundo.

José Clerton Martins - Professor Universitário e representante
da Pródança
http://opovo.uol.com.br/app/o-povo/opiniao/2010/07/22/int_opiniao,2...

Visitas: 91

Incluir comentario

¡Necesitas ser un miembro de movimiento | movimento para añadir comentarios! | É preciso ser membro para incluir comentários

Participar en movimiento | movimento

Danza y cultura en red | Dança e cultura em rede

Este es un proyecto  de

Marlon Barrios Solano

Creada por la Red Suramericana de Danza en asociación con idanca.net y Associação Cultural Panorama | Criada pela Red Sudamericana de Danza em parceria com idanca.net e Associação Cultural Panorama.

This network is maintained and administrated by Marlon Barrios Solano as an independent art/curatorial/social innovation project.

You can donate to support my work here:

WOULD YOU LIKE MAKE A ONE TIME DONATION?

Become my patron:

Become a Patron!


Support  making a single donation of any amount.
Thank you!

Contact:

marlon@dance-tech.net

for more information

YOU MAY DONATE BITCOIN HERE

WALLET

38rswPwwQB67cbe8z1E72PhtQCM1umpyjK

© 2024   Creado por Red Sudamericana de Danza.   Tecnología de

Emblemas | Badges  |  Reportar problema  |  Términos de servicio