Parece paradoxal que um espetáculo intitulado "Essence"* defina-se com "uma dupla camada: uma pele que reveste um segundo corpo". Afinal, há pelo menos um século, desde que Freud revelou que aquilo que nos constitui são as paixões das nossas misteriosas profundezas psicológicas, aprendemos que a essência está no interior e não na superfície.

Em “Essence”, a Focus Cia. de Dança perturba o entendimento que tradicionalmente temos sobre a construção de nós mesmo. Com a agudeza de uma sensibilidade sempre estreitamente conectada às questões contemporâneas, a coreografia de Alex Neoral desloca o sujeito do centro de si para a relação com o outro.

A essência como superfície deixa então de ser um paradoxo, pois é através desta que nos abrimos ao mundo e as interações com a figura do outro moldam e vêm nos moldar. A pele são os objetos e as pessoas que a todo o tempo revestem, preenchem, deslocam, impedem, permitem, modificam o segundo corpo, de um sujeito que se reconhece como essencialmente relacional.

A composição coreográfica (para não abandonar os paradoxos) é elaborada nos movimentos e simples na plasticidade da cena. O jogo com as sombras retorna em mais um espetáculo para evidenciar o corpo e suas relações. E a luz ganha um papel especial: aquela que normalmente é um elemento exterior à cena e tem como função criar visibilidades aparece em “Essence” como camada, constituindo a composição com a propriedade inusitada de tocar o corpo.

A beleza revela-se na simplicidade estética da cena, mas também na complexidade e na qualidade das formas, dos gestos e, sobretudo, dos contatos que os intérpretes executam. Mais uma vez, a Focus leva ao público uma obra de natureza singular pela sensibilidade e plasticidade com que trata de um tema tão contemporâneo e humano.
*O espetáculo foi apresentado no Correios em Movimento de 2010.

Visitas: 146

Incluir comentario

¡Necesitas ser un miembro de movimiento | movimento para añadir comentarios! | É preciso ser membro para incluir comentários

Participar en movimiento | movimento

Danza y cultura en red | Dança e cultura em rede

Este es un proyecto  de

Marlon Barrios Solano

Creada por la Red Suramericana de Danza en asociación con idanca.net y Associação Cultural Panorama | Criada pela Red Sudamericana de Danza em parceria com idanca.net e Associação Cultural Panorama.

This network is maintained and administrated by Marlon Barrios Solano as an independent art/curatorial/social innovation project.

You can donate to support my work here:

WOULD YOU LIKE MAKE A ONE TIME DONATION?

Become my patron:

Become a Patron!


Support  making a single donation of any amount.
Thank you!

Contact:

marlon@dance-tech.net

for more information

YOU MAY DONATE BITCOIN HERE

WALLET

38rswPwwQB67cbe8z1E72PhtQCM1umpyjK

© 2024   Creado por Red Sudamericana de Danza.   Tecnología de

Emblemas | Badges  |  Reportar problema  |  Términos de servicio