COMPANHIA URBANA DE DANÇA ESTREIA

“NA PISTA”, NO ESPAÇO SESC

Sob comando da coreógrafa Sonia Destri Lie, grupo apresentará as performances “Chapa Quente” e a inédita “Na Pista” de 15 de março a 8 de abril

                       

(Foto: Mark Garvin)

A Companhia Urbana de Dança nasceu no subúrbio carioca e ganhou o mundo com participações em festivais internacionais e diversas premiações.  Formado por nove dançarinos e dirigido por Sonia Destri Lie, o grupo estreia no Rio o novo trabalho “Na Pista”, no Espaço SESC, dia 15 de março. Na abertura, apresentará “Chapa Quente”, criação de 2011. A temporada será de quinta a domingo, até 08 de abril.

“Na Pista” marca o retorno da companhia a suas raízes. Ritmos e sequências coreográficas que fizeram parte da vida destes jovens dançarinos inspiraram o grupo neste novo trabalho.  “São clássicos que marcaram a pista de dança, sob a leitura da companhia e sua linguagem particular”, explica Sonia. “As técnicas e estilos são incorporados pelos dançarinos e colocados em cena com sua própria estética”. A trilha sonora é assinada por Rodrigo Marçal.

Michael Jackson, Jamiroquai, Tim Maia e Lauryn Hill são algumas referências deste novo trabalho. Ao universo dos dançarinos, Sonia trouxe David Bowie, Craig David, Earth Wind and Fire, Chaka Khan e a dance music; Marçal inseriu Erik Satie e De La Soul. “Como alquimia, Marçal transformou estas citações em trilha desta nova criação”, destaca a diretora. O título também faz alusão à gíria da periferia no sentido de liberdade, como uma expressão sinônima a “estar na vida”.

 

Após excelente repercussão no Festival Suresnes Cités Danse, na França, e no Peak Performances, em Nova Jersey, em 2011, onde dividiu o palco com Bill T.Jones e Wayne McGregor, “Chapa Quente” será apresentada no Espaço SESC, antes da estreia de “Na Pista”. Bem recebida pela crítica, teve destaque nos jornais New York Times, Financial Times e New York Observer.

A trilha sonora original foi criada por Rodrigo Marçal, a partir das coreografias.  “Como o próprio nome já diz, é pura adrenalina, acrobática, um exercício de velocidade que mistura house dance contemporâneo e percussão, e explora a vitalidade dos dançarinos”, ressalta Sonia, diretora e coreógrafa da companhia.

 

SOBRE A COMPANHIA

A Companhia Urbana de Dança, criada em 2004, é formada por um grupo de jovens oriundos de subúrbios do Rio de Janeiro. O grupo se caracteriza pela força das suas histórias e qualidades artísticas como vigor físico, diversidade de movimentos e sofisticação coreográfica e realiza uma leitura particular e criativa em dança urbana. Suas experiências e ideias são incorporadas como material de criação. Por meio de uma expressão artisticamente arrebatadora, colocam em cena corpos com movimentação forte e ao mesmo tempo sofisticada, marcada pela estética contemporânea.

 Seu trabalho vem sendo reconhecido no exterior. Entre suas apresentações estão a Bienal Internacional de Dança de Lyon (2008 e 2010); Museu Quai Branly, em Paris; Rencontres Choreographique de Carthage; Festival Internacional de Biarritiz; Teatro de Chelles, em Paris; Teatro Lido em Medelín, Colômbia; Festival Hoptimum e Hangar 23 em Rouen; Festival Fall for Dance, em Nova York; Festival Jomba na África do Sul.

A peça “ID: Entidades”, conhecida no Brasil como “9+1”, foi considerada pelo NY Times como um dos 10 melhores espetáculos apresentados naquele ano.  A trilha sonora, de Rodrigo Marçal, foi indicada ao Prêmio Bessies, em Nova York.

 

FICHA TÉCNICA

Direção: Sonia Destri Lie

Coreografia: Sonia Destri Lie e Companhia Urbana de Dança

Mise en scene: Daniela Amorim

Assistente: Tiago Sousa

Assistente de Coreografia: Miguel Fernandes

Cenografia: Sergio Marimba

Pesquisa: Monica Lima

Figurino: Urban Out Fit

Trilha: Rodrigo Marçal  

Trilha em pesquisa : Mary Byke

Produção: Resi Dance e CUD

Assistente de Produção: Andre Virgilio

Tour Manager: Marcio Destri

Luz: Renato Machado

Operador/ Direção de Palco: Tom Bernardes

Visitas: 164

Incluir comentario

¡Necesitas ser un miembro de movimiento | movimento para añadir comentarios! | É preciso ser membro para incluir comentários

Participar en movimiento | movimento

Danza y cultura en red | Dança e cultura em rede

Este es un proyecto  de

Marlon Barrios Solano

Creada por la Red Suramericana de Danza en asociación con idanca.net y Associação Cultural Panorama | Criada pela Red Sudamericana de Danza em parceria com idanca.net e Associação Cultural Panorama.

This network is maintained and administrated by Marlon Barrios Solano as an independent art/curatorial/social innovation project.

You can donate to support my work here:

WOULD YOU LIKE MAKE A ONE TIME DONATION?

Become my patron:

Become a Patron!


Support  making a single donation of any amount.
Thank you!

Contact:

marlon@dance-tech.net

for more information

YOU MAY DONATE BITCOIN HERE

WALLET

38rswPwwQB67cbe8z1E72PhtQCM1umpyjK

© 2024   Creado por Red Sudamericana de Danza.   Tecnología de

Emblemas | Badges  |  Reportar problema  |  Términos de servicio