Laboratório de Criação e Espaço Aberto dentro das atividades da Residência "Corpo com cruzamento de intensidades"

O projeto "Corpo como cruzamento de intensidades - Residência no Ponto de Cultura Movimentos Nômades de Cultura" coordenado pelo bailarino gaúcho Michel Capeletti em parceria com o Ponto de Cultura Movimentos Nômades de Cultura e através da Bolsa Interações Estéticas - Residências artísticas em pontos de cultura 2012  da FUNARTE realizará, na cidade de São Paulo, diversas atividades com o foco na relação entre a criação cênica pelo movimento e a discussão proposta pelas técnicas de Educação Somática (com ênfase na Técnica Alexander) que vem sendo amplamente pesquisadas por profissionais de dança, teatro e performance por seu potencial no treinamento técnico, na construção da expressividade e nos processos de criação e ensino. Serão realizadas as atividades Laboratório de Criação e Espaço Aberto que tem em comum o desejo de abrir um espaço para pensar técnica, teoria e representação como momentos igualmente importantes do processo artístico, sem gerar dicotomias.

O Laboratório de Criação pretende ser um espaço para discutir, criar e desenvolver seus próprios trabalhos a partir da ideia da criação cênica pelo movimento. O foco da oficina será a improvisação em relação às técnicas somáticas (com foco na Técnica Alexander). Sempre as quartas e sextas de 15h às 17h a partir de 15 de fevereiro

O Espaço Aberto será um atelier para promover a discussão, a relação e a experimentação entre diferentes horizontes criativos, pretendendo estimular a prática e o pensamento de acordo com o material artístico e imagético que cada participante acrescentar ao grupo. Neste encontro teórico-prático serão trabalhados exercícios/experiências propostos pelo coordenador do projeto e outras referências que os participantes acrescentarem a investigação. Sempre aos sábados de 10h às 12h a partir de 16 de fevereiro.

As atividades acontecerão durante 5 meses de forma gratuita na Oficina Cultural Oswald de Andrade e serão abertas a artistas, estudantes de arte e a qualquer pessoa interessada nos temas desenvolvidos na residência.

                  Laboratório de Criação e Espaço Aberto

                   Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade

                      Rua Três Rios, 361 – Bom Retiro – São Paulo/SP

                   Telefone 3222 2662/ 3221 4704

                 contato:corpocomocruzamento@gmail.com ou www.facebook.com/corpocomocruzamento

Michel Capeletti é bailarino com atuação em Porto Alegre e Buenos Aires. Ganhou a Bolsa Interações Estéticas 2012 da FUNARTE, o Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural 2012 do MINC e a Bolsa de Residências em Artes Cênicas 2010 da FUNARTE para investigar a relação entre criação cênica pelo movimento e as técnicas somáticas fazendo parte atualmente da formação para professores em Técnica Alexander na Escuela de Técnica Alexander de Buenos Aires. Estudou com Merran Poplar, Irion Nolasco, Tatiana da Rosa, Tamara Cubas, Marina Giancaspro, Jimena García Blaya, Esther Weitzman, Jussara Miranda entre outros. Em Porto Alegre atuou nos espetáculos movimentomínimomovimentomáximo (2004), Fato (2005), Instruções para abrir o corpo em caso de emergência (2007), Pequenas Ações Terroristas (2008), o projeto Instruções]desdobramentos (2008), Historias do Corpo (2010) e a performance solo Sonny (2012).

 

   

 

                     

 

Visitas: 163

Incluir comentario

¡Necesitas ser un miembro de movimiento | movimento para añadir comentarios! | É preciso ser membro para incluir comentários

Participar en movimiento | movimento

Danza y cultura en red | Dança e cultura em rede

Este es un proyecto  de

Marlon Barrios Solano

Creada por la Red Suramericana de Danza en asociación con idanca.net y Associação Cultural Panorama | Criada pela Red Sudamericana de Danza em parceria com idanca.net e Associação Cultural Panorama.

This network is maintained and administrated by Marlon Barrios Solano as an independent art/curatorial/social innovation project.

You can donate to support my work here:

WOULD YOU LIKE MAKE A ONE TIME DONATION?

Become my patron:

Become a Patron!


Support  making a single donation of any amount.
Thank you!

Contact:

marlon@dance-tech.net

for more information

YOU MAY DONATE BITCOIN HERE

WALLET

38rswPwwQB67cbe8z1E72PhtQCM1umpyjK

© 2024   Creado por Red Sudamericana de Danza.   Tecnología de

Emblemas | Badges  |  Reportar problema  |  Términos de servicio