Cierre de Congreso CONE SUL (FDE): explorando fronteras, derribando barreras

Emociones, intensidades, descubrimientos, disparadores de ideas, convicciones e interrogantes. Así fue durante 4 días el intercambio cultural entre representantes de Brasil, Argentina, Uruguay, México, que dio vida  al Congreso "Cone Sul" de la Red FORA DO EIXO, y que hoy llegó a su fin. A partir de este congreso, FORA DO EIXO ha logrado confirmar una vez mas la fortaleza de su espíritu desafiante en el camino de la construcción de una cultura de red, donde las barreras sean derribadas y las fronteras unificadas. Felicitaciones a todo el equipo gestor de este congreso y a todos aquéllos y aquéllas que han participado de esta maravillosa experiencia de encuentro de redes!!.Vamos por mucho más!. 

Visitas: 191

Incluir comentario

¡Necesitas ser un miembro de movimiento | movimento para añadir comentarios! | É preciso ser membro para incluir comentários

Participar en movimiento | movimento

Comentario por Santiago Turenne el | em agosto 20, 2012 a las | às 11:58pm

Carta: Congreso-Fora do Eixo Cone sul.

Porto Alegre, 18 de agosto de 2012

De 15 a 19 de agosto deste ano, foi realizado o Congresso Fora do Eixo Cone Sul, no qual coletivos, organizações, artistas, comunicadores e gestores culturais estiveram reunidos nesta cidade debatendo processos de construção colaborativa, economia solidária, circulação de informação e conhecimento, sistematização de formas de trabalho em código aberto, mídia livre e articulação da produção cultural cone sul, fomentando a cultura em rede.

Durante estes dias, participantes do Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e México interatuaram, compartilharam conhecimentos e experiências, mapearam dados, acompanharam manifestações artísticas e traçaram planejamentos com metas e objetivos, a fim de desenvolver e aprofundar processos em colaboração cone sul.

Destacou-se a importância de se reconhecer em um processo de construção que aponta para a consolidação de um circuito cultural. Os abaixo-assinados acordam os seguintes objetivos para levar adiante este processo de criação do Circuito Cultural Cone Sul:

O Circuito Cultural Cone Sul é uma plataforma colaborativa e de cooperação entre agentes culturais do Brasil, Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai, que se baseia em quatro eixos temáticos: formação livre, articulação política, comunicação e sustentabilidade, com a intenção de potencializar a movimentação, experiências e intercâmbios dos múltiplos territórios culturais que formam estas nações, buscando assim dissolver as segregações fronteiriças.


1. Promover o desenvolvimento social, cultural das comunidades pertencentes ao espaço cultural cone sul;

2. Promover a inclusão e coesão social das comunidades envolvidas.

3. Desenvolver um espaço para o intercâmbio, criação e integração de conhecimento;

4. Fomentar através da cooperação internacional a coprodução de conteúdos, sua distribuição e difusão;

5. Valoração da diversidade cultural latino-americana ou do cone sul por meio do respeito e do diálogo cultural

6. Fomentar a integração da cultura com outras áreas como o meio ambiente, saúde, educação, turismo, tecnologia, comunicação e economia.

7. Criar instâncias de participação cidadã e democratização da cultura

8. Fortalecer a autogestão e os princípios de economia solidária

9. Disponibilizar informações em código aberto

10. Retro-alimentar a articulação política iniciada no encontro

11. Promover a consolidação e ampliação das estruturas do circuito cone sul através do estímulo, implementação e uso das tecnologias sociais que estimulem processos de organização entre discursos políticos socializantes e práticas cotidianas

12. Realizar um georreferenciamento

13. Desenvolver um Programa cone sul

Da mesma forma, se estabelecem alinhamentos que irão marcar o uso do selo “Circuito Cultural Cone Sul”, tais como: reuniões presenciais de trabalho, conexão on line para pessoas não presenciais, espaços de debate sobre o Circuito Cultural Cone Sul, hospedagem e alimentação solidária para uma quantidade de pessoas acordada pelo grupo e relatoria das atividades realizadas.

Este selo representa a validade de ações as quais irão resultar em um verdadeiro circuito, uma vez que buscamos um circuito que garanta fluxo cultural e o desenvolvimento e intercâmbio de tecnologias sociais.
Palavras chave como lastro, colaboração, bem comum, proconsumidores (produtores-consumidores), cogestão, trabalho em comunidades, conexão, articulação e glocal serão alguns dos nortes do processo em construção.

Foi estabelecido a continuidade destas ações no marco do Festival Enlaces, organizado por CUCA – UNTREF (Universidad Nacional Tres de Febrero), entre 06 e 08 de outubro de 2012, em Buenos Aires, Argentina. Será criado para dar continuidade à comunicação um grupo do facebook e uma lista de e-mails.

Fora do Eixo, Cultura Senda, La Usina, Transentorno, La Comuna, Victoria IrisarriSol Wenceslada de Oliveira, Crear en Libertad, Grupo Identikit, CUCA – UNTREF, Red Suramericana de Danza, Festival Ayquéquema e Fou De la Calle

Danza y cultura en red | Dança e cultura em rede

Este es un proyecto  de

Marlon Barrios Solano

Creada por la Red Suramericana de Danza en asociación con idanca.net y Associação Cultural Panorama | Criada pela Red Sudamericana de Danza em parceria com idanca.net e Associação Cultural Panorama.

This network is maintained and administrated by Marlon Barrios Solano as an independent art/curatorial/social innovation project.

You can donate to support my work here:

WOULD YOU LIKE MAKE A ONE TIME DONATION?

Become my patron:

Become a Patron!


Support  making a single donation of any amount.
Thank you!

Contact:

marlon@dance-tech.net

for more information

YOU MAY DONATE BITCOIN HERE

WALLET

38rswPwwQB67cbe8z1E72PhtQCM1umpyjK

© 2024   Creado por Red Sudamericana de Danza.   Tecnología de

Emblemas | Badges  |  Reportar problema  |  Términos de servicio