Prezados colegas da dança:
No período de 31 de outubro a 2 de novembro irá acontecer em Newcastle, UK, um encontro da World Alliance for Art Education, como etapa preparatória para a segunda Conferência Mundial de Arte Educação da UNESCO, a ser realizada na Coréia do Sul, em 2010.

Fui convidada a participar como palestrante e integrante de um grupo de trabalho (Networking). Estarei abordando a realidade brasileira no campo das artes (foco em dança) e, em especial, as politicas culturais nas área de educação e cultura que estejam contribuindo para a área de formação.
Uma das propostas do 2009 WAAE Summit é que durante o período de julho a setembro, possamos conseguir informações sobre países vizinhos, no nosso caso, América Latina. Assim, convido vocês a contribuirem com informações sobre as seguintes questões:
1- existem políticas educacionais no seu país que garantam a inserção da arte, e em especial a dança, no ensino formal? Em caso afirmativo, quais são e quais são os resultados reais?
2- Há políticas culturais (incluindo questões orçamentárias) no seu país que articulem a área da Educação e da Cultura, visando o desenvolvimento de ações para a formação?
3- Como está o ensino da dança no seu país?

Estou disponibilizando na minha página da RED dois arquivos referentes a primeira conferência, realizada em Portugal, em 2006.
Aqueles que tenham interesse em contribuir e saber maiores detalhes sobre essa ação, peço comentem no blog ou entrem em contato pelo email: luciamatos2@gmail.com
Saudações dançantes,

Lúcia Matos
Escola de Dança da UFBA
Grupo de Pesquisa PROCEDA - Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança

Visitas: 127

Incluir comentario

¡Necesitas ser un miembro de movimiento | movimento para añadir comentarios! | É preciso ser membro para incluir comentários

Participar en movimiento | movimento

Comentario por Carlos Ujhama el | em octubre 19, 2009 a las | às 4:50pm
Olá Lúcia, me chamo Carlos Uhama e sou de Salvador.
Gostaria de saber qual o seu foco e interesse sobre as questões. Observar as atuais propostas dos países vizinhos sem termos um conhecimento geral da nossa própria situação, tornasse a melhor pauta para esse momento? ( mesmo que esse esteja programado para acontecer no meio do proximo ano...?)
Sou pesquisador e produtor cultural, no momento me encontro na cidade de Belém observando coisas muito parecidas com as suas questões porém, referentes a falta de dialogo e conhecimento politico e estrategico da arte em outras regiões do país.
Louvável a possibilidade de fazer-mos este levantamento sobre os países vizinho, mas, como possuidores da primeira escola de dança das Américas não creio que precisaremos ir muito longe: Salvador é uma referencia mundial na formação e trans-culturalização para pessoas de todos os lugares do mundo.
Posso lhe conectar com pessoas interessantes e recolher informações na prática.

Grato,

Ujhama.
www.myspace.com/professorujhama
Comentario por Waldete Brito el | em julio 9, 2009 a las | às 7:51pm
Olá Lúcia, só hoje conseguir te adicionar, ainda não sei lidar muito bem com esta página, mas, chego lá. Beijos mil.

Danza y cultura en red | Dança e cultura em rede

Este es un proyecto  de

Marlon Barrios Solano

Creada por la Red Suramericana de Danza en asociación con idanca.net y Associação Cultural Panorama | Criada pela Red Sudamericana de Danza em parceria com idanca.net e Associação Cultural Panorama.

This network is maintained and administrated by Marlon Barrios Solano as an independent art/curatorial/social innovation project.

You can donate to support my work here:

WOULD YOU LIKE MAKE A ONE TIME DONATION?

Become my patron:

Become a Patron!


Support  making a single donation of any amount.
Thank you!

Contact:

marlon@dance-tech.net

for more information

YOU MAY DONATE BITCOIN HERE

WALLET

38rswPwwQB67cbe8z1E72PhtQCM1umpyjK

© 2024   Creado por Red Sudamericana de Danza.   Tecnología de

Emblemas | Badges  |  Reportar problema  |  Términos de servicio