DESDE O ALICERCE ATÉ O SILÊNCIO - solo de Luciana Bortoletto/...AVOA! Núcleo Artístico

DESDE O ALICERCE ATÉ O SILÊNCIO articula dança, conceitos fotográficos, desenho e poesia e faz a seguinte pergunta: “Como o acontecimento singular e efêmero que é o aparecimento de uma imagem poética particular pode reagir em outras almas apesar de todas as barreiras do senso comum?” (Gaston Bachelard em seu livro "A Poética do Espaço")


A obra coreográfica está em processo e representa uma nova etapa da pesquisa artística continuada desenvolvida por Luciana Bortoletto, que relaciona Dança Contemporânea a conceitos fotográficos e desenho (artes visuais) e, por meio dessa relação procura tratar a respeito do indivíduo em seus espaços de intimidade (casa / morada). Tem como ponto central de investigação cênica a questão do devaneio nesses ambientes – lugares por onde transitam memórias - utilizando estratégias como projeção de imagens (desenhos) e recortes de luz. Dentro dessa pesquisa de linguagem ininterrupta desenvolvida ao longo de dez anos, destacam-se o vídeodança “C.ASAS”, a obra coreográfica “Entre duas linhas vive o branco” de 2008 e 2010 e o solo “Toca”, de 2005 que integrou a mostra Feminino na Dança, do Centro Cultural São Paulo.

FICHA TÉCNICA 2011
 Título do trabalho: “Desde o alicerce até o silêncio”
 Concepção, Criação e Interpretação: Luciana Bortoletto
 Desenhos e edição de vídeo: Luciana Bortoletto
 Pesquisa com enquadramentos de luz (slides): Luciana Bortoletto e Gil Grossi
 Projeção de slide e vídeo: Penha Silva
 Fotografia: Gil Grossi
 Produção: Penha Silva
 Agradecimentos: Audrey Hojda, Cia. Corpos Nômades, Dani Piva (Donela), João Andreazzi, Letícia Sekito, Vanessa Guillén.
 Duração: 30 minutos

RESUMO DE CARREIRA – UM PARÁGRAFO:
Luciana Bortoletto/ ...AVOA! Núcleo Artístico investiga a dança e a relação dialética entre espaços coletivos e de intimidade, com trabalhos desenvolvidos para a rua, espaços alternativos e busca a diminuição de fronteiras entre linguagens artísticas, unindo a dança às artes visuais, teatro e poesia. É co-fundadora do...AVOA! Núcleo Artístico, contemplado com o prêmio SESI Dança – 2007 e pelo Programa de Fomento à Dança/8ª edição - 2010; é artista – orientadora de dança no Programa Vocacional e ministra cursos e oficinas regularmente. Fez sua formação artística no Estúdio Nova Dança de 1998 até seu fechamento no final de 2006; lá foi professora por quatro anos.

  • Foto
  • Foto
  • Foto
  • Foto
  • Foto
  • Foto

Incluir comentario

¡Necesitas ser un miembro de movimiento | movimento para añadir comentarios! | É preciso ser membro para incluir comentários

Participar en movimiento | movimento

Danza y cultura en red | Dança e cultura em rede

Este es un proyecto  de

Marlon Barrios Solano

Creada por la Red Suramericana de Danza en asociación con idanca.net y Associação Cultural Panorama | Criada pela Red Sudamericana de Danza em parceria com idanca.net e Associação Cultural Panorama.

This network is maintained and administrated by Marlon Barrios Solano as an independent art/curatorial/social innovation project.

You can donate to support my work here:

WOULD YOU LIKE MAKE A ONE TIME DONATION?

Become my patron:

Become a Patron!


Support  making a single donation of any amount.
Thank you!

Contact:

marlon@dance-tech.net

for more information

YOU MAY DONATE BITCOIN HERE

WALLET

38rswPwwQB67cbe8z1E72PhtQCM1umpyjK

© 2024   Creado por Red Sudamericana de Danza.   Tecnología de

Emblemas | Badges  |  Reportar problema  |  Términos de servicio