Acabo de voltar de mais um desses festivais de Dança que tem pelo país. Um festival competitivo, na cidade de Salto. Aqui vai meu e-mail de feedback para os organizadores:

Olá, meu nome é Renata Nista Spis, sou uma das responsáveis pelo grupo Estação da Dança Adriana Pizzato, o qual fez três apresentações hoje, sábado dia 05 de setembro, no SALTO FEST DANCE.

Este foi mais um dos inúmeros festivais dos quais eu já participei desde anos atrás, como bailarina e como coreógrafa. Naturalmente, passamos por experiências boas e ruins. O festival de vocês foi muito bom, por exemplo, em relação ao espaço físico. Um bom teatro e com espaço para as bailarinas, algo que já foi problema em muitas outras ocasiões. Por outro lado, o número de coreografias foi muito grande. Além disso, das minhas três, duas delas ficaram com apenas 3 números de diferença, o que prejudicou a troca de roupa e o preparo das bailarinas. Sem contar que a ordem estava diferente da que eu tinha em mãos, já que a última atualização foi enviada por e-mail na madrugada do dia da apresentação do grupo, e eu não acessei a internet. Ou seja, o intervalo entre as coreografias diminui, a troca de figuriro foi mais "no susto" ainda, prejudicando o desempenho do grupo.

Um dos principais motivos pelos quais eu faço questão de participar de eventos como este é a possibilidade de dar um retorno às minhas bailarinas do trabalho que eu tenho realizado com elas e também do desempenho de cada uma, através do olhar de profissionais especializados na área. Afinal, o que se espera de um jurado? Comentários com base em conhecimentos específicos na área, graças a formação que ele ou ela tem; possíveis elogios que valorizem o trabalho feito e motivem os participantes; críticas construtivas, que ajudam as bailarinas a se auto-avaliarem e irem além da correção do professor; e outros comentários coerentes que podem dizer respeito a música e figurino, por exemplo. Porém, não foi o que aconteceu em Salto, para o meu espanto. Por isso fiz questão de escrever assim que cheguei em casa.

Não sei se os profissionais que fizeram parte da comissão avaliadora foi divulgado antes, mas eu não tive (e ainda não tenho) conhecimento. Me desculpe se foi distração minha, mas eu também não tive o conhecimento do endereço do local até eu telefonar me informando. Enfim, peço aqui para por favor me informarem o nome de cada um, bem como sua formação em um breve currículo. E, se possível, um relato da experiência como jurado e um pouco da proposta de estar lá hoje.

Já especifiquei os motivos pelos quais eu levei minhas alunas para o festival de Salto, mas não foi isto que aconteceu. Senti, ao ler os comentários recebidos logo após as apresentações, que expus minhas alunas a pessoas totalmente desinformadas que aparentam, através de seus relatos, não serem profissionais da área e muito menos terem coerência, bons argumentos e, o mais importante, ética e caráter. Acredito que um evento como este seja cansativo para estas pessoas, mas creio que não justifique. Uma escrita breve sim, justifica. Não uma escrita medíocre. Não de todos. Alguns. Que foram campeões nos absurdos! E, por favor, não me encarem como alguém que não sabe receber críticas! Pelo contrário, adoro! Já recebi muitas, de pessoas de nome (posso citar com provas de avaliações de outros festivais que tenho em mãos), que me fizeram crescer muito. Só não sou o tipo de pessoa que se deixa ser humilhada e desvalorizada! Todo trabalho merece o mínimo de respeito! E que as críticas venham com educação. E este incômodo não foi só meu. Tive a oportunidade de conversar com pessoas de pelo menos três outros grupos que estavam tão indignadas quanto. Aliás, para elas também encaminharei meu e-mail e, se for preciso, para o nosso sindicato.

Caso vocês leiam este e-mail a tempo, solucionem este problema e não façam outros grupos, no segundo dia de apresentação, passarem pelo mesmo absurdo. Ninguém está indo dançar para ouvir a opinião do jurado, mas sim a avaliação. Ser avaliado não é ser julgado! Um jurado não tem a menor noção do conhecimento do profissional que trabalha com as bailarinas. Um jurado tem o direito de não gostar de um trabalho, mas é dever dele julgá-lo de maneira impessoal e demonstrando um mínimo de decência. Até mesmo para elogiar um trabalho um jurado precisa ser cuidadoso, para não parecer irônico, irresponsável ou amador. "Lindinha" não combina muito com uma avaliação de uma menina que estréia seu solo de repertório. Certo?

Agradeço a atenção e aguardo um retorno.

Renata Nista-Spis.

Visitas: 212

Responde a esto | Responder esta

Respuestas a esta discusión | Respostas a este tópico

Hola, tenho minha Escuela y no participo de los festivais ou competencias, ja que muitas veces os jurados, que trato de averiguar antes no son (desde logo é um parecer pessoal) de un nivel intelectual suficiente para poder fazer uma devolución acorde con a circunstancia...
O fato de que foram excelentes bailarinos ou coreografos etc etc...artistas de renome...nao é suficiente para que os mesmos possam ser profissionais no acto de evaluar. Es necesario que tenham estudado algo de etica, filosofia, pedagogia ou areas afines. De esta manera además de excelentes artistas son capacitados en area humana. No se si é claro.
Posso dar-te um dato, eu sou jurado en Premio de Rosario Arg. e as minhas Evaluación(que prefiro sejam:DEVOLUCIÓN), tem um grau de subjetividade que é imnata ja que somos humanos, porem o trabalho, esforco, a idade, o tipo de danza que eligem para desenvolver sao pontos que tenho que fazer pesar no momento de escrever na ficha de cada participante. E as palavras utilizadas devem ser as que correspondem ao posto que ocupo. Nao é uma conversa de bar, ou uma conversación entre os pares onde podemos falar "mais relajados". Espero que voce possa ter outras experiencias mais gratas. Me molesta muito que os jurados sejam por NOMES mas que por QUALIDADES.
BESOS.

RSS

Danza y cultura en red | Dança e cultura em rede

Este es un proyecto  de

Marlon Barrios Solano

Creada por la Red Suramericana de Danza en asociación con idanca.net y Associação Cultural Panorama | Criada pela Red Sudamericana de Danza em parceria com idanca.net e Associação Cultural Panorama.

This network is maintained and administrated by Marlon Barrios Solano as an independent art/curatorial/social innovation project.

You can donate to support my work here:

WOULD YOU LIKE MAKE A ONE TIME DONATION?

Become my patron:

Become a Patron!


Support  making a single donation of any amount.
Thank you!

Contact:

marlon@dance-tech.net

for more information

YOU MAY DONATE BITCOIN HERE

WALLET

38rswPwwQB67cbe8z1E72PhtQCM1umpyjK

© 2024   Creado por Red Sudamericana de Danza.   Tecnología de

Emblemas | Badges  |  Reportar problema  |  Términos de servicio