Universidade Federal da Bahia
Escola de Dança
Programa de Graduação
Cátia Regina de Jesus Assunção
Relatório final sobre as atividades extraclasses do ACC Acessibilidade em Trânsito poético Dana 59 no 1º Semestre de 2011.
Salvador
2011
Universidade Federal da Bahia
Escola de Dança
Programa de Pós Graduação
Cátia Regina de Jesus Assunção
Relatório final sobre as atividades extraclasses do ACC Acessibilidade em Trânsito poético Dana 59 no 1º Semestre de 2011.
Trabalho requisitado como resultado da disciplina “Dana 59” sob orientação do Prof.ª Dr.ª Fátima Daltro e Profª Drª Lenira Rengel Peral
Introdução
Na produção do conhecimento o artista cria métodos, formula generalizações e sistematiza conceitos. Esses conceitos mudam a História, fazendo que haja uma constante mudança no contexto cultural contemporâneo, exigindo do estudante de dança, uma constante atualização de seus conhecimentos. Em função dessa realidade é relevante expor as atividades extraclasses desenvolvidas no ACC Dana 59, Acessibilidade em Trânsito Poético no 1º Semestre de 2001, como objetivo de desenvolver estudos científicos em Dança dentro e fora do ambiente Acadêmico tendo como gestores os Professores, estudantes de Graduação, Bacharelado, Mestrado e as Pessoas com Deficiência que atuam no Dana 59.
Em 2011, o ACC DANA59 - Acessibilidade em Trânsito Poético apresentou duas frentes de ações: a primeira, com o propósito de divulgação através do acesso em instituições que dão suporte à pessoa com deficiência através do contato por email, telefone para agendamento de visita, realização da ciranda artística e debates interativos. Essa demanda foi disponibilizada no diretório Moodle. ufba como forma de registro das atividades e troca de informações dos resultados alcançados nesses encontros.
Aproveito para deixar registrado o caminho em que dominam as boas intenções e o esforço do grupo de estudantes, monitores e professores que se debruçam e refletem a educação através de práxis educativa em dança buscando relações de proximidade com a cultura dos estudantes. Como enfatiza Fernando Hernandez1 (pg.35), Tomar exemplos da cultura que nos rodeia tem a função de aprender a interpretá-las de diferentes pontos de vista e favorecer a tomada de consciência do estudante sobre si mesmo e o mundo do qual faz parte. Pontuo também a disponibilidade, atenção e carinho com que fomos recebidos nas instituições onde se construiu uma relação que favoreceu a realização do projeto, e em tempo, a possibilidade de estágio para os estudantes de graduação em dança.
________________________________________________________________
1 Fernando Hernandez é Doutor em Psicologia e professor de História da Educação Artística e Psicologia da Arte na Universidade de Barcelona.
Cito a seguir as instituições que foram visitadas: Centro de Educação Especial, Associação de Cegos da Bahia, Instituto Baiano de Reabilitação, Pestalozzi.
A segunda ação do projeto foi o Estágio Pós-Doutoral, hora em desenvolvimento na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona (2011) com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior Ministério da Educação (Capes - MEC) com vistas ao incremento do intercâmbio técnico-científico e conseqüente internacionalização de docentes e pesquisadores brasileiros. Tais ações tiveram o interesse em possibilitar a troca de informações entre culturas diferentes observando as possibilidades de criar uma rede de relações em outros lugares para possíveis diálogos em rede. Esse processo ainda está em andamento. Tais ações contam com o suporte do Grupo de Pesquisa Poética da Diferença (PODI), com reuniões sistemáticas para discussões de textos e reflexões sobre o andamento do projeto, as indagações concernentes, possíveis desdobramentos, bem como o planejamento e elaboração de aulas. Além de práxis educativas em dança, o projeto também prevê processos de criação e configuração em dança, contando com a parceria do Grupo X de Improvisação em Dança 2.
As atividades do ACC Foram disponibilizadas nas Redes Sociais (Movimient.org, Facebook, Twitter, Orkut, Moodle Ufba) possibilitando ao grande público acesso aos relatórios, fotos, entrevistas, laboratórios de corpo, textos científicos, discussões e performances. Atualmente o acesso ao conhecimento é uma das marcas das Redes Sociais. O conhecimento científico atravessa os muros acadêmicos e ajuda a construir uma Sociedade mais democrática. Nesse trânsito poético todos produzem conhecimento gerando relatos alternativos ou em diálogo com os existentes. Tal condição amplia o campo de ação da dança e do corpo que dança favorecendo o espaço crítico para incidir de maneira transformadora na sociedade frente a visão hegemônica, como as velhas ideias do corpo ideal para dança.
2 Grupo X de Improvisação em Dança Grupo Contemporâneo de Dança sob a direção da coreógrafa Fatima Daltro.
Como cita Daltro(2003)3”A dança precisa consolidar o discurso de sua valorização enquanto corpo capaz de poetizar, entendendo-o dentro da perspectiva co-evolutiva entre o corpo biológico e o cultural.” O contexto extraclasse é relevante para o estudo do Corpo, no que se refere ao dialogo do dançarino com vários ambientes que possibilitem o conhecimento.Quando o corpo realiza uma atividade vinculada ao conheciemnto artistico, no nosso caso a dança, a investigação do movimento põe em manifestação, além dos sentidos perceptivos ( contato, audição, visão, percepção sensoriomotora, entre outros), amplia o conhecimento, e, sobretudo, define e fortalece a sua identidade em relação com as capacidades de discernir valorar, interpretar, compreender, representar, imaginar...o que rodeia a si mesmo e ao entorno.
O corpo-ambiente é o ponto de localização dos sentidos, olhamos o mundo do ponto de vista do corpo, a variedade de expressões do corpo esta intrinsicamente relacionado com a variação de concepções que ele tem sobre o que são as coisas. Assim, a dança como forma de arte e campo de conhecimento propõe reflexao sobre as formas de pensamento da cultura em que se produzem. Recorrendo as autoras Greiner e Katz4(2005,p.8) “O corpo é resultado de contínuas negociações de informações com o ambiente e carrega este modo de existir para outras instâncias de seu funcionamento”.
Atividades Extraclasses do ACC DANA 59
Data:21 de Março
III Jornada comemorativa ao dia Internacional da Síndrome de Down 2011: contribuição da Síndrome Down na inclusão da grande diversidade.
A Jornada foi desenvolvida entre o Programa Genética & Sociedade – Instituto de Biologia (UFBA),Associação Ser Down, Apae de Salvador e pelo Centro de Educação Especial da Bahia(CEBA). Na Jornada foram analisados avanços e novos desafios para as Pessoas com Síndrome de Down.
_____________________________________________________________________________________
3 Fátima Daltro é professora da Escola de Dança da UFBA,atualmente desenvolve sua Pós Graduação na Universidade de Barcelona .
4 .Helena Katz é Professora e crítica de dança e4 Christine Greiner é doutora pelo Programa de Semiótica da PUC.
Um dos pontos discutidos na Jornada,foi renvidicar do Governo, mais investimento de pesquisas Científicas que possam contribuir para a melhora da qualidade de vida das Pessaos com Deficiência,assim como criar locais com mais acessibilidade e a qualificação dos Professores e funcionários da Escola Pública.
A programação contou com a palestras,mesas redondas,depoimentos,filmes e apresentação de Dança e Teatro.Foi observado na Jornada o esforço da família,Escola Instutuiçõe em assegurar os dirteitos das PCD como saúde,Educação,Cultura e emprego.
13 de Maio
Passeio Cultural ACC Acessibilidade em Trânsito Poético ao Museu Rodin.
O passeio Cultural do ACC Acessibilidade em Trânsito Poético DANA59 ao Museu Rodin. Com objetivo de favorecer apreciações artísticas, análises críticas e propiciar a criação em Dança, através das obras de Rodin e de Frans Krajcberg, bem como possibilitar o acesso a cultura e aos espaços públicos as Pessoas com Deficiência. No processo de construção do contexto social inclusivo.
20 de Maio
1ª Ciranda ACC nas Instituições - Associação de Cegos da Bahia.
Evento comemorativo do Dia Mulher organizada pela Associação de Cegos da Bahia.A 1ª Ciranda Artística nas Instituições teve como objetivo introduzir, a discussão sobre os conceitos de identidades/alteridade e propiiar a percepção corporal entre todos os participantes do Evento. No que se refere no conceito de Alteridade, a Ciranda ACC, propiciou a percepção das características do outro que não sou “eu” reconhecimento das identificações individuais e do coletivo.
28 de Abril
1º Casulo na Dança
O Evento Casulo na Dança, em 18 de Abril, proposto pela Organização Perspectivas em Movimento, em parceria com o Cine Teatro Solar Boa Vista, compondo as ações do mês da dança e o "Dia Internacional da Dança" (29 de abril), instituído pela Unesco. A Ciranda foi mediada pelo dançarino Rubem Oliveira.
1 de Julho
Espetáculo Judite quer chorar, mas não consegue!
O coreografo Edu Oliveira, apresentou para as crianças (gente grande também ), o espetáculo Judite quer chorar, mas não consegue!Foram três atividades correlacionadas: espetáculo, Contação de História e lançamento do livro infantil contando história da lagarta mais medrosa que conheço. A Contação de história foi feita por Drica Rocha e Ana Luiza Reis que também estavam em cena fazendo a musicalização.
7 de Julho
ACC dana59 - Acessibilidade em Trânsito Poético no XVII Painel Performático da Escola de Dança/ UFBA.
A Escola de Dança da UFBA como um grande palco de dança, onde serão apresentados vários trabalhos artísticos de alunos, desenvolvidos ao longo deste semestre letivo, em diferentes espaços da Escola. O evento realizado nos dias 28 e 30 de junho e 5 e 7 de julho, ás 17:30 horas objetiva divulgar os trabalhos acadêmico-artísticos desenvolvidos no âmbito da Escola de Dança para o publico em geral. O ACCDANA 59- Acessibilidade em Trânsito Poético, apresentou um trabalho homenageando a cultura Nordestina/Junina com a Coreografia Cirandas Poéticas. A temática focalizou a Poesia da Cultura Popular como as Cirandas, Capoeira, Forró, brincadeira das fitas e outros. Pesquisa teve como ponto de partida os trabalhos desenvolvidos no primeiro semestre numa resignificação criativa das manifestações populares.
Métodos
Os métodos utilizados para as atividades extraclasses foram:
I- Visitas, Agendamentos, Reuniões nas Instituições citadas Centro de Educação Especial da Bahia, Associação de Cegos da Bahia,Instituto Baiano de Reabilitação e o Pestalozzi;
II- Apreciação Artística das obras de Arte no Museu Rodin;
III- Realização de Cirandas-Artísticas (atividade realizada junto aos indivíduos de diferentes instituições incluindo performances, aulas aberta e rodas de discussões acerca do tema dança-deficiência); para o público do Casulo na Dança e Associação de Cegos da Bahia;
IV- Criação de Blog acessível e Mooddle da UFB, Facebook, Twitter,Orkut,Movimiento.org.
Dificuldades encontradas
Dificuldades encontradas estão relacionadas à disponibilização do tempo entre reuniões, agendamentos e apresentações nas instituições, onde encontramos uma carga burocrática bem grande apesar de todos os esforços e compreensão a atendimento às necessidade referentes á apresentação das Cirandas Artísticas.
Conclusão
Concluí-se que as atividades extraclasses do ACC, possibilitaram ganhos concretos entre os participantes do ACC e as comunidades visitadas, principalmente no refere-se, à autonomia dos estudantes e participantes envolvidos, irradiaram seus conhecimentos nos lugares por onde passaram, ou seja, são agenciadores da produção de conhecimento, afastando assim o equivoco de tê-los como incapazes e até de débil. Pode-se observar o quanto a dança vem desenvolvendo pesquisas necessárias para mudança de antigos paradigmas no que se refere a corpo/dança. Na relação familiar houve a participação de dois familiares que sempre acompanhavam seus filhos e a participação de todos de um modo geral nos momentos das mostras e eventos em que o ACC esteve presente.
Segundo Freire “A autonomia deve estar centrada em experiências estimuladoras da decisão, da responsabilidade, ou seja, em experiências respeitosas da liberdade. Para isso, ao ensinar, o professor deve ter liberdade e autoridade (FREIRE, 2003, p.104), em que a liberdade deve ser vivida em plenitude com a autoridade.
Referências
HERNÁNDEZ, Fernando.; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5ed., Porto Alegre: Artmed, 1998.
DALTRO, Fátima, Corpo Sitiado...A comunicação Invisivel.Dança,Rodas e Poéticas.São Paulo,2007.
GREINER, Christine. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. São Paulo: Annablume, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.