Programa de Pós-Graduação em Desenho

PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÂO EM DANÇA - UNIVERSIDAD FEDERAL DA BAHÍA

Coordenação de Aperfeiçoamento de Educação Superior de Pessoal
Ministério de Educação -CAPES – MEC/Brasil

PROFESSOR VISITANTE: Fátima Campos Daltro de Castro
TUTOR: Ascensión Moreno González
TÍTULO: Acessibilidade em Trânsito Poético: a eficiência da dança no corpo da pessoa com deficiência.

Este projeto é apoiado pela CAPES / MEC – Brasil, se destina à promoção e desenvolvimento
Acessibilidade em Trânsito Poético: a eficiência da dança no corpo da pessoa com deficiência, reflete sobre as possibilidades das práticas educativas da dança na educação informal, com foco no desenvimento da autonomia. O corpo é aqui compreendido como um sujeito biológico e culturalmente envolvido, co-autor e responsável por seus atos no mundo que interfere, se transforma e transforma o entorno numa troca contínua de processo de informação produzindo e organizando diálogos possiveis com o mundo.

Questões:
Data:14 de Junho de 2011
Nome: Cátia Regina de Jesus Assunção
Formação: Licenciada em Dança e estudante pesquisadora.
Instituição: Escola de Dança da Ufba,
Contacto: (71)82362170

1. Você tem uma considerável experiência em trabalhar com pessoas com deficiência através da dança, por que você acha que essa forma de aprendizado ajuda a construir o conhecimento e capacitar essas pessoas? Como reconhece ou avalia os resultados do trabalho?

A partir das minhas experiencias com Dança, junto as Pessoas com Deficiencia ,percebe-se que a dança possibilita autonomia e independencia, pois capacitando-os, a tomarem decisões próprias,não só na parte artísticas mas no proceso Político Social educatico. Tendo-os como gestores das obras artísticas e na pesquisa científica.O grupo de Pesquisa Poética da Diferença possibilita as PCD a desenvolverem suas expressividades com poesia,focando o dançarino e não a deficiência do mesmo.
2.Porque, em sua opinião, o discurso de que as pessoas com deficiência não são capazes de se auto-gerir ainda é presenrte no dias atuais?

Em minha opinião o discurso da incapacidade das PCD, ocorre devido à falta de divulgação em grande escala das pesquisas científicas que comprovem as capacidades das PCD. Outro fator é a ideologia perpetuada da área de medicina que ainda os classificam como doentes e por causa da doença lhes dão remédios para controlá-los ao invés de proporcionar-lhes qualidade de vida e autonomia na vida social.


3.Que tipo de dificuldades encontra ao lidar com este grupo de pessoas?
Não tenho nenhuma dificuldade em trabalhar com as Pessoas com Deficiência.


4.O que sigifica para voce Acessibilidade em Trânsito Poético?

A patir das minhas experiências no ACC Acessibilidade em Trânsito Poético, percebo que o termo acessibilidade em Trânsito poético significa acesso a poesia através da metodologia científica para Dança Educação.Nesse trânsito Poético, todos produtozem conhecimentos e a Dança concretiza o direito a cidadania que é a condição da pessoa natural que, como membro de um Estado, se acha no gozo dos direitos que lhe permitem participar da vida pública e política de seu país.O ACC Acessibilidade em Trânsito Poético me auxilia no caminho da Educação como ato político.


5.Em relação à pergunta anterior, como seria esse modo de pensar em relação ao corpo?


O desempenho em dança, referenciando-se, a compreensão de identidades como um estado/resultado transitório/poéticos dos corpos a partir das suas relações com o meio, correlacionado com o ambiente de modo tal que o ato de dançar configure, permanentemente, a história pessoal, social, psíquica, biológica, genética, poética e educacional do dançarino com e sem deficiência na cena.

6. O que traz você aquí? Gostaria de acrescentar algo mais?
O que me trouxe, foi perceber que a dança possibilita a construção e aplicação do conhecimento científico em prol da Sociedade brasileira, propiciando as PCD seus direitos como cidadãos com Educação, Arte e qualidade de vida.



Autorizo a publicação das informações fornecidas por mim nesta entrevista, bem como fotos e vídeos para pesquisa de Estágio Pós-Doutorado intitulado Acessibilidade emTrânsito Poético: a eficiência da dança no corpo do pessoa com deficiência.

Cátia Regina de Jesus Assunção Salvador, 14 / 06 / 2011/


Confirmo que expliquei a natureza deste documento para a pessoa citada e ter obtido o seu consentimento.

Dra. Fátima Campos Daltro de Castro . Barcelona, / / /


Obrigada por sua contribuição.

Visitas: 51

Responde a esto | Responder esta

Danza y cultura en red | Dança e cultura em rede

Este es un proyecto  de

Marlon Barrios Solano

Creada por la Red Suramericana de Danza en asociación con idanca.net y Associação Cultural Panorama | Criada pela Red Sudamericana de Danza em parceria com idanca.net e Associação Cultural Panorama.

This network is maintained and administrated by Marlon Barrios Solano as an independent art/curatorial/social innovation project.

You can donate to support my work here:

WOULD YOU LIKE MAKE A ONE TIME DONATION?

Become my patron:

Become a Patron!


Support  making a single donation of any amount.
Thank you!

Contact:

marlon@dance-tech.net

for more information

YOU MAY DONATE BITCOIN HERE

WALLET

38rswPwwQB67cbe8z1E72PhtQCM1umpyjK

© 2024   Creado por Red Sudamericana de Danza.   Tecnología de

Emblemas | Badges  |  Reportar problema  |  Términos de servicio