O III CONGRESSO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA – III CBEI terá como tema gerador: “PRÁTICAS, FORMAÇÃO E LUGARES”.
Em virtude da ampliação de sua abrangência acadêmica e científica, incorpora, a partir deste ano de 2011, o I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA - I SBEI. Esse evento vem atender a demanda existente entre os pesquisadores e professores das Universidades Públicas do estado da Bahia, que são as responsáveis pela sua organização e realização, a saber: UFBA, UFRB, UEFS, UNEB, UESC e UESB.
O CONGRESSO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA tem sido um espaço de referencia plural, aberta e multidisciplinar, no qual é debatida a heterogeneidade de idéias, conceitos, experiências e ao mesmo tempo, congrega um esforço coletivo para documentar os debates sem, contudo, ajustar-se a um discurso oficial estabelecido, e contribuir para a transformação da educação especial/ inclusão educacional e social. Pretende se manter como um espaço privilegiado de socialização do conhecimento, de troca de saberes e de perspectivas e questionamentos para novas investigações.
Nesta terceira edição, o Congresso, enfoca questões que tem permeado as políticas públicas e a inclusão educacional: a Formação de Professores, as práticas pedagógicas e sociais que afetam a pessoa com necessidades educacionais especiais e os lugares de oferta do atendimento a essas pessoas, destacando-se a escola inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado - AEE.
Discute as mudanças de paradigmas porque passa a Educação Especial, numa perspectiva inclusiva, o que vem demandando da comunidade escolar, fomentar ações inovadoras, inter e transdisciplinares, que promovam práticas pedagógicas adequadas. em diferentes lugares/espaços educativos. Nessa nova realidade, destaca-se a importância da construção de redes criativas e flexíveis entre educação formal, representado pelo espaço escolar e as diferentes possibilidades de Atendimento Educacional, num contexto de rápidos avanços tecnológicos e de comunicação.
Objetivos:
Socializar o conhecimento por meio da produção, disseminação e publicação de experiências e pesquisas sobre a questão da "inclusão / exclusão" das pessoas com deficiência;
Discutir questões epistemológicas, conceituais, a abordagem política, cultural e ética de práticas pedagógicas: O quê? Como? Onde? Quando? Por que?
Documentar, analisar e socializar as práticas cotidianas, institucionais, formais e informais de Apoio Educacional Especializado;
Analisar questões teórico-práticas das políticas educativas e práticas na formação de professores, numa perspectiva inclusiva;
Divulgar experiências sobre processos de inclusão: escola, família, comunidade, redes de apoio, arte, desporto e trabalho.
Eixos Temáticos:
Políticas Públicas de Inclusão
Práticas Inclusivas no Ensino Superior
Educação Inclusiva na Educação Básica
Acessibilidade e Tecnologia Assistiva
Trabalho e Deficiência
Formação de Professores
Atendimento Educacional Especializado
Saúde e Educação
Abordagens Metodológicas de Pesquisa em Educação Inclusiva
Educação Inclusiva, Arte e Cultura