Artistas e pesquisadores de países de língua portuguesa e espanhola se reúnem por meio de plataforma virtual para trocar informações no campo dança e performance com mediação tecnológica.

 

Dançar interagindo com recursos criados pela tecnologia. Esse é o novo desafio de muitos artistas e pesquisadores do assunto.

 

As tecnologias da informação e comunicação passaram a ser meio de expressão artística. Com isso, tornou-se necessário um espaço para  reunir aqueles que já realizam dança com mediação tecnológica, aqueles que a estudam, ou desejam estudá-la e pesquisá-la. 

 

Mapa D2 (www.mapad2.ufba.br) surge com objetivo de impulsionar a investigação, a formação, o desenvolvimento e a difusão de criações artísticas, realizadas no campo da dança e da performance com mediação tecnológica. O portal promove a articulação entre o mundo cultural e o acadêmico desde 2009.

A participação exige cadastramento, e proporciona informações sobre os grupos participantes, seus eventos, processos criativos, aulas, videos e material bibliográfico. Assim como a participação em fóruns de discussão dos temas e  acesso a eventos. . .

A Prof.ª Dra. Ivani Santana é a diretora da Comunidade que conta com  nove coordenadores em oito países: Uruguai, Paraguai, Chile, Argentina, Bolívia, México, Portugal e Espanha. “A idéia da Comunidade surgiu da necessidade de mapeamento no Brasil, país de dimensões continentais, de pessoas que trabalham com dança tecnológica. Queremos fincar a bandeira da colaboração”, contou Ivani.

O MAPA é um dos projetos do GP Poéticas Tecnológicas: Corpo, Imagem (www.poeticatecnologica.ufba.br), que já atua no estudo e pesquisa no campo produção atística com intervenções tecnológicas desde 2004. Em seu ultimo espetáculo e-Pormundos Afeto (2010), reuniu bailarinos localizados na Argentina, e na Espanha em tempo real, para dançarem juntos e interagirem com os usuários da Internet, com um robô localizado em Salvador em um ambiente virtual e seus avatares. 

 

As apresentações, foram transmitidas pelo site da Comunidade MapaD2 com gestão da rede acadêmica brasileira (RNP), o apoio de Innovared (Argentina) e RedCLARA, sistema latino-americano de colaboração mediante redes avançadas de telecomunicações para a pesquisa, a inovação e a educação.

 

 

Visitas: 150

Archivos adjuntos | Anexos

Responde a esto | Responder esta

Danza y cultura en red | Dança e cultura em rede

Este es un proyecto  de

Marlon Barrios Solano

Creada por la Red Suramericana de Danza en asociación con idanca.net y Associação Cultural Panorama | Criada pela Red Sudamericana de Danza em parceria com idanca.net e Associação Cultural Panorama.

This network is maintained and administrated by Marlon Barrios Solano as an independent art/curatorial/social innovation project.

You can donate to support my work here:

WOULD YOU LIKE MAKE A ONE TIME DONATION?

Become my patron:

Become a Patron!


Support  making a single donation of any amount.
Thank you!

Contact:

marlon@dance-tech.net

for more information

YOU MAY DONATE BITCOIN HERE

WALLET

38rswPwwQB67cbe8z1E72PhtQCM1umpyjK

© 2024   Creado por Red Sudamericana de Danza.   Tecnología de

Emblemas | Badges  |  Reportar problema  |  Términos de servicio