denise acquarone
  • Mujer
  • Rio de Janeiro
  • Brasil
Comparti(lha)r en(m) Facebook MySpace

Los contactos de Denise acquarone

  • YANAVICO Casa Taller
  • Diana De Rose
  • CAIDA LIBRE / BRISA MP
  • Marcelo Sena
  • Oswaldo Marchionda
  • Red Sudamericana de Danza

Grupos de denise acquarone

 

Página de denise acquarone

Perfil

Sitio/website:
http://www.spdrj.com.br
Pais
Brasil
Ciudad
Rio de Janeiro
Rua Prof. Alvaro Rodrigues 355- BlocoII - apart.1104
Botafogo- R.J
E-mail:
deniseacquarone@gmail.com
Tipo de organizacion | Tipo de organização
Espacios culturales|Espaços culturais, Academias, Organizaciones privadas|Organizações privadas, Publicaciones impresas|Publicações impressas, Publicaciones digitales|Publicações digitais, O(u)tros
Editorial sobre a I Conferencia Municipal de Cultura da Cidade do Rio de Janeiro


Finalizamos, no dia 25 de Outubro de 2009, a I Conferencia Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro. Foi um processo trabalhoso, complexo, exaustivo, porém, vitorioso! E inovador em vários aspectos, por ser a primeira vez que o Município do Rio faz uma conferencia de cultura, pelo encontro de todas as linguagens e por essas mesmas terem que exercer a difícil tarefa de, democraticamente, se colocarem, mostrarem as suas representatividades, elegerem seus representantes, conhecerem umas as outras e o mais difícil, se enxergarem todas como partes, sendo uma não menos importante que a outra, da cultura da nossa cidade.
E todas essas linguagens, de uma forma ou de outra, encontraram seus pares e se fizeram presentes, assumindo a responsabilidade perante o poder público e a sociedade civil, de construírem uma nova formatação para a política cultural do país.
Para a Dança, o nosso segmento, podemos considerar que este momento representou um marco na sua trajetória. O movimento deflagrado por conta da preparação para a Conferencia, gerou uma renovação de atitude da nossa categoria. Percebemos que essa seria uma nova e única oportunidade para que a Dança mostrasse o quanto é capaz de se organizar, e o quão competente é para discutir e elaborar propostas e idéias. De posse de um material elaborado anteriormente, (o Plano Nacional da Dança), documento construído ao longo de 5 anos, pelas Câmaras Setoriais de Dança, documento este que forneceu os subsídios necessários para mergulharmos no estudo dos eixos propostos pelo MINC, para a construção do Plano Nacional de Cultura. Iniciamos um período de reuniões setoriais, num esforço conjunto, onde também enriquecemos, com novas propostas, o documento já existente. Retiramos, durante as nossas setoriais, os nomes que levaríamos como delegados para a Conferencia Municipal, garantindo o compromisso de todos com o documento agora intitulado como o Plano da Dança Carioca.
Talvez, pela primeira vez em muitos anos, estivemos realmente juntos, profissionais da dança, instituições como o Centro Coreográfico do Rio, Funarte, Associações, Fóruns e o Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro. Nestes momentos, éramos todos da Dança e pela Dança.
Segundo avaliação de representantes do MINC, da Prefeitura do Rio e observadores, a Dança sem dúvida foi o segmento cultural que se mostrou melhor preparado para a Conferencia, aquele que apresentou propostas mais concretas e elaboradas. Tanto que prestamos auxílio a outros segmentos, que nos acompanhavam em nossas propostas e encaminhamentos. Foi dito, em viva voz pela própria Secretária de Cultura, Sra. Jandira Feghali, o quanto a Dança foi ativa e importante para o sucesso da Conferencia.
Isso nos enche de orgulho e sentimos uma enorme satisfação de saber que estamos ultrapassando uma etapa de isolacionismo e que essa experiência nos mostrou o quanto podemos quando estamos juntos. Ainda somos poucos, mas quantitativamente representamos muito, e que aqueles colegas que não estiveram neste momento, que venham a partir de agora, pois este foi só o começo de todo o trabalho que ainda esta por vir.
Nossa colega, Carmem Luz, diretora do Centro Coreográfico, colocou muito bem, que “a Dança possui suas casas na nossa cidade, o Centro Coreográfico e o SPDRJ são umas delas”, então vamos nos abtuar a usá-las! Elas estarão sempre com suas portas abertas para a categoria.
Não me fiz Delegada Municipal sozinha, e não estarei Delegada sozinha, foi um trabalho da classe e para a classe. Assumiremos juntos esta tarefa!
Vamos agora rumo a Conferencia Estadual, a Dança estará presente nos Municípios onde conseguiu representação. Assumo o compromisso de defender o nosso documento, e para isso continuo contando com a parceria, que sei que terei, de todos os nossos colegas.

Nos veremos em breve, um beijo grande a todos!
Denise Acquarone.


.

(L)as fotos de denise acquarone

  • Incluir fotos
  • Ver todos

Comentario (1 comentario)

Necesitas ser un miembro de movimiento | movimento para añadir comentarios! | É preciso ser membro de para incluir comentários

Participar en movimiento | movimento

A las 12:26pm del septiembre 27, 2009, Red Sudamericana de Danza dijo...
Olá Denise,

seja bem-vinda ao movimiento.org!


Leia a seção + info para saber mais sobre o funcionamento da nossa rede social.

Aqui você pode manter um blog, postar fotos e vídeos e criar grupos de discussão, além de manter contato com pessoas que compartilham os mesmos interesse que você. Aproveite!

Um abraço,

Claudia Pisani / Equipe do movimento.org
 
 
 

Danza y cultura en red | Dança e cultura em rede

Este es un proyecto  de

Marlon Barrios Solano

Creada por la Red Suramericana de Danza en asociación con idanca.net y Associação Cultural Panorama | Criada pela Red Sudamericana de Danza em parceria com idanca.net e Associação Cultural Panorama.

This network is maintained and administrated by Marlon Barrios Solano as an independent art/curatorial/social innovation project.

You can donate to support my work here:

WOULD YOU LIKE MAKE A ONE TIME DONATION?

Become my patron:

Become a Patron!


Support  making a single donation of any amount.
Thank you!

Contact:

marlon@dance-tech.net

for more information

YOU MAY DONATE BITCOIN HERE

WALLET

38rswPwwQB67cbe8z1E72PhtQCM1umpyjK

© 2024   Creado por Red Sudamericana de Danza.   Tecnología de

Emblemas | Badges  |  Reportar problema  |  Términos de servicio