Mesa-Redonda "brasil move berlim 2009"

Detalles del evento | Detalhes do evento

Mesa-Redonda "brasil move berlim 2009"

Hora: octubre 8, 2009 de 7:30pm a 10:30pm
Ubicación | Locação: move berlim 2009
Calle | Rua: Rua Lisboa, 974
Ciudad/Pueblo | Cidade: São Paulo
Página Web o mapa | Site ou Mapa: http://www.moveberlim.de
Teléfono: +55 11 32967000
Tipo de evento: mesa-redonda
Organizado por: Instituto Goethe São Paulo e Festival brasil move berlim
Últimas: 3 Oct | Out 2009

Exportar a Outlook o a iCal (.ics) | Exportar para Outlook ou iCal (.ics)

Descripción del evento | Descrição do evento

Em 2009, o grupo Marcelo Evelin / Demolition Inc. abriu o „brasil move berlim – 4°. Festival de Dança Contemporânea Brasileiras" com “Bull Dancing / urro de omi boi”, uma reflexão sobre os rituais locais e as condições sociais reacionárias no nordeste brasileiro. O “move berlim” mostrou ainda três trabalhos de jovens dançarinos-coreógrafos do Núcleo de Criação do Dirceu (Jamila Rocha, Alexandre Santos, César Costa, Elielson Pacheco), de Teresina.

Os temas reconstrução / história da dança / preservação da memória da dança em acervo tiveram um papel importante na programação artística e nas discussões do Festival: a Companhia de Dança da Cidade, uma atividade artística do Curso de Dança da UniverCidade , no Rio de Janeiro, composta por estudantes, remonta importantes coreografias da dança brasileira dos últimos 30 anos (Sônia Mota foi convida especial na Alemanha). O trabalho de cooperação entre o “move berlim” e o Tanzplan Deutschland (Plano de Dança na Alemanha) possibilitou a troca de conhecimentos entre pesquisadores/as brasileiros/as e alemães/ãs.

O contato e a fricção entre as artes plásticas e a dança (Margô Assis e Eugênio Paccelli, Renata Ferreira e Fauller), a abordagem de elementos autobiográficos (Denise Stutz), a discussão sobre as relações de gêneros no nordeste brasileiro, o tratamento irônico-crítico da percepção da dança cênica (Grupo Dimenti), o trabalho artístico conjunto de intérpretes com e sem deficiência (DI cia. de dança), compuseram ainda o quadro das atividades artísticas do festival deste ano.

Pela primeira vez artistas brasileiros/as residentes em Berlim se apresentaram no “move berlim” (Grupo Oito, Quarteto Pardal, Rainhas do Norte), no contexto de um evento que também teve sua estréia na cidade – a Longa Noite das Óperas e dos Teatros.

Palestras e discussões com os pesquisadores/as Drª. Roberta Ramos, Christianne Galdino, Dilma Negreiros, Paulo Azevedo, Drª. Sandra Meyer, Antrifo Sanches, Dr. Arnaldo Alvarenga, Dr. Roberto Pereira, Marise Reis) e bate-papo com os/as artistas, além de workshops em trabalho conjunto com a Tanzfabrik Berlin possibilitaram outras formas de aproximação com a dança contemporânea brasileira.

A Fundação Federal de Cultura na Alemanha, o Ministério da Cultura do Brasil e a Fundação Nacional de Artes – FUNARTE foram os financiadores e o complexo teatral Hebbel am Ufer foi o co-produtor. A administradora do festival foi a Kulturprojekte Berlin GmbH.

Sérgio Mamberti, presidente da FUNARTE, foi o patrono do festival.

Com a exibição da documentação em vídeo, feita por Merit Fakler, haverá a possibilidade de se conhecer parte do que aconteceu na Alemanha. Wagner Carvalho (Idealizador e Diretor Artístico do festival) ressaltará as experiências e intercâmbios culturais que se deram no período de realização do “move berlim 2009”. Marcos Moraes será o moderador da discussão.

Email: cultura@saopaulo.goethe.org

Entrada Franca

Comentarios

Incluir comentario

Enviar RSVP a Mesa-Redonda "brasil move berlim 2009" para incluir comentarios. | RSVP para para adicionar comentários!

Participar en movimiento | movimento

Concurriendo | Comparecer (1)

Danza y cultura en red | Dança e cultura em rede

Este es un proyecto  de

Marlon Barrios Solano

Creada por la Red Suramericana de Danza en asociación con idanca.net y Associação Cultural Panorama | Criada pela Red Sudamericana de Danza em parceria com idanca.net e Associação Cultural Panorama.

This network is maintained and administrated by Marlon Barrios Solano as an independent art/curatorial/social innovation project.

You can donate to support my work here:

WOULD YOU LIKE MAKE A ONE TIME DONATION?

Become my patron:

Become a Patron!


Support  making a single donation of any amount.
Thank you!

Contact:

marlon@dance-tech.net

for more information

YOU MAY DONATE BITCOIN HERE

WALLET

38rswPwwQB67cbe8z1E72PhtQCM1umpyjK

© 2024   Creado por Red Sudamericana de Danza.   Tecnología de

Emblemas | Badges  |  Reportar problema  |  Términos de servicio