Começou o 10º dança em foco: festival chega aos dez anos como a principal plataforma para a videodança do país

De 27/8 a 9/9, no Espaço SESC

 

dança em foco chega aos dez anos como a principal plataforma para a videodança do país

Retrospectiva nacional e 110 horas de videodanças de todo o mundo integram o festival, que recebe o realizador francês Gilles Toutevoix como convidado

  

Comemorando dez anos na vanguarda da discussão sobre dança e tecnologia, o dança em foco, primeiro festival brasileiro exclusivamente dedicado ao assunto, entrará em cartaz no Espaço SESC, de 27 de agosto a 9 de setembro. Na programação inteiramente gratuita, palestras, debates, oficinas, uma instalação videográfica, lançamento de livro e a já tradicional MIV - Mostra Internacional de Videodança.

 

O destaque da MIV será a retrospectiva com 3 horas e meia de uma seleção de vídeos nacionais apresentados na trajetória do evento. Para Paulo Caldas, idealizador do dança em foco, a ação consolida o histórico do Brasil nesse campo. “Ao longo desta década, investimos em diversas estratégias para o desenvolvimento da videodança em todo o Brasil. Hoje, a crescente demanda de artistas e público sinaliza que nossos esforços surtiram efeito. Somos a mais importante plataforma de difusão nacional e internacional da produção brasileira de videodança”, declarou. Em 2012, a MIV exibirá 90 videodanças inéditos, selecionados entre mais de 200 inscritos por convocatória mundial no início do ano, apresentando a produção contemporânea de 21 países, como Israel, Islândia, Rússia, Japão e México.

 

O festival, ao longo de seus dez anos, já recebeu vídeos oriundos de 20 dos 27 estados brasileiros, circulou por todas as regiões do país e apresentou a recente produção nacional em diversos festivais internacionais. Neste ano, o projeto apresentará também programas dos festivais internacionais: Videmovimiento (Colômbia), DVDanza Habana (Cuba) e idill - festival internacional online de curtas de dança – em uma parceria com Charleroi Danses (Bélgica), Sadler's Wells (Inglaterra), e Gaîté Lyrique (França). 

 

O livro “Ensaios Contemporâneos de Videodança” será lançado no dia 1º de setembro, com 14 ensaios, a maioria inéditos, escritos por pesquisadores e artistas nacionais e internacionais. Esta é a quinta edição organizada pelo projeto. As quatro primeiras, trilíngues, são referência internacional. “Anos depois de lançar a primeira publicação dedicada à videodança no Brasil, renovamos nosso empenho pela formação de seu pensamento crítico”, afirmou o curador Leonel Brum. O livro, editado pela Aeroplano, é patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através do edital 2011 do Fundo de Apoio à Dança (FADA).

 

O realizador francês Gilles Toutevoix é o convidado internacional deste ano. Além de uma instalação de videodança na entrada do Espaço SESC, dará palestra ao grande público e oferecerá uma oficina gratuita junto com a coreógrafa italiana Virginia Spallarossa. Para Eduardo Bonito, responsável pela área internacional, a vinda de artistas estrangeiros permite o intercâmbio de ideias e experimentação de novos conceitos e realidades. “Já tivemos, nesses dez anos, 30 oficinas ministradas por convidados de 13 países”, ressaltou Bonito.

 

Assim como Toutevoix e Spallarossa, o bailarino Ricky Seabra ministrará uma oficina de curta duração o festival, no Espaço SESC. O dança em foco ainda promove outras duas oficinas de dois meses com o artista Marcus Moraes e a bailarina Luciana Ponso, no Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro (CCo). Todas as oficinas são gratuitas, comportando até 25 pessoas cada. As inscrições vão até 12 de agosto somente pelo site do evento www.dancaemfoco.com.br.

 

A programação se completa com “Diálogos” entre o pesquisador Mauro Trindade e a professora Katya Gualter e os artistas Felipe Ribeiro e Ricky Seabra. “A diversidade de atividades que propomos reflete nosso interesse em apresentar os vários modos de encontro entre corpo e imagem, que não se restringem à videodança. Mais do que um festival, somos um projeto que se multiplica em variadas ações, formatos e geografias”, explicou a produtora Regina Levy.

 

No embalo das comemorações dos 10 anos, o projeto lançou seu novo site, patrocinado pelo Governo do Rio de Janeiro e pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, através do Edital Mídia Digital 2011. Em 2012, o dança em foco – Festival Internacional de Vídeo & Dança conta com o apoio do SESC Rio e do Consulado Geral da França e com o patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro para o livro e as oficinas do CCo.

  

10º dança em foco - Festival Internacional de Vídeo & Dança 

De 27 de agosto a 9 de setembro

Espaço SESC - Rua Domingos Ferreira, 160. Copacabana.

Entrada franca

 

MIV – Mostra Internacional de Videodança

De 27 de agosto a 9 de setembro

Sala de vídeo e Sala multiuso - Espaço SESC

Quintas, das 18h às 22h.

Sextas e sábado, de 16h às 22h.

Domingos, das 16 às 20h.

 

Palestra Gilles Toutevoix

30 de agosto, 19h

Espaço SESC

Aberta ao público

 

Diálogos

1 de setembro, às 19h - Mauro Trindade e Katya Gualter

8 de setembro, às 19h - Felipe Ribeiro e Ricky Seabra

Espaço SESC

Aberto ao público

 

Lançamento do livro “Ensaios Contemporâneos de Videodança”

1º de setembro, às 20h

Espaço SESC

Aberto ao público

 

Oficinas gratuitas (25 pessoas cada)

Inscrições até 12 de agosto pelo site www.dancaemfoco.com.br.

ESPAÇO SESC

“Um certo olhar” - com Gilles Toutevoix (FRANÇA) e Virginia Spallarossa (Itália)

De 27 a 31 de agosto (2ªf a 6ªf) – das 9h às 13h e 1º de setembro (sábado), de 14h às 18h.

"Vídeo Artesanal / Corpo Técnico" - com Ricky Seabra (RJ)

De 3 a 7 de setembro (2ªf a 6ªf) - 9h às 13h.

 

CCo: (Rua José Higino, 115. Tijuca)

"Videodança - desenvolvimento de projetos", com Marcus Moraes (RJ). De 5 de setembro a 25 de outubro - todas às quartas (18h às 21h).

"Videodança, uma aproximação", com Luciana Ponso (RJ). De 6 de setembro a 26 de outubro - todas às quintas (18h às 21h)

 

 

 

 

Visitas: 256

Incluir comentario

¡Necesitas ser un miembro de movimiento | movimento para añadir comentarios! | É preciso ser membro para incluir comentários

Participar en movimiento | movimento

Danza y cultura en red | Dança e cultura em rede

Este es un proyecto  de

Marlon Barrios Solano

Creada por la Red Suramericana de Danza en asociación con idanca.net y Associação Cultural Panorama | Criada pela Red Sudamericana de Danza em parceria com idanca.net e Associação Cultural Panorama.

This network is maintained and administrated by Marlon Barrios Solano as an independent art/curatorial/social innovation project.

You can donate to support my work here:

WOULD YOU LIKE MAKE A ONE TIME DONATION?

Become my patron:

Become a Patron!


Support  making a single donation of any amount.
Thank you!

Contact:

marlon@dance-tech.net

for more information

YOU MAY DONATE BITCOIN HERE

WALLET

38rswPwwQB67cbe8z1E72PhtQCM1umpyjK

© 2024   Creado por Red Sudamericana de Danza.   Tecnología de

Emblemas | Badges  |  Reportar problema  |  Términos de servicio