PREFÁCIO

A arte possui o que se costuma chamar de fecundidade, ela tem a capacidade de dar origem, de propiciar algo que não previu, de instigar o outro, o futuro, além de nos fazer rever o passado. Retomar o passado, seja por ruptura ou continuidade, se abrir para o que ainda virá, talvez uma nova tradição, para ser retomada, de um modo jamais pensado, é algo próprio da arte. (ALVES, 2010, p. 53)

 

As obras de dança contêm um universo próprio de conhecimentos que são organizados de determinada forma pelo autor, segundo a sua concepção de mundo, tendo em conta uma série complexa de informações conscientes e inconscientes. Desta forma, a obra vai ser o princípio de uma transmissão das idéias, de um circuito comunicacional, reflexões, concepções do autor, que se efetivará no momento em que outro, neste caso o espectador, se aproxima da obra e assim se comunica com este corpo de informações do autor que vem midiatizado pela obra de arte e pelo jeito que ela é mostrada.  Seguindo esse raciocínio, ver um espetáculo de dança, ou uma obra de artes visuais, ou um concerto de música, tem a potência de constituir uma experiência que gera conhecimentos devido à relação que se estabelece entre a construção que o espectador faz a partir da materialidade da obra (que já vem respectivamente processada pelo autor) e suas próprias idéias de mundo. Essa relação estabelecida tem a potência de modificar, em maior ou menor grau, os paradigmas e concepções de mundo que estavam previamente instaurados no espectador antes da experiência de assistir uma obra de arte.

 

Se a arte e o jeito no qual ela é apresentada, pode modificar uma pessoa, pode modificar suas concepções, pode modificar pensamentos e percepções, quer dizer que provavelmente ela pode modificar decorrências da cultura, pode modificar o curso do seu tempo e pode colaborar na construção do mundo no qual vivemos. Algumas questões se mostram inevitáveis: Como a curadoria de arte se envolve nesse processo? Como pode potencializar essa já dada capacidade da arte?

Visitas: 290

Incluir comentario

¡Necesitas ser un miembro de movimiento | movimento para añadir comentarios! | É preciso ser membro para incluir comentários

Participar en movimiento | movimento

Danza y cultura en red | Dança e cultura em rede

Este es un proyecto  de

Marlon Barrios Solano

Creada por la Red Suramericana de Danza en asociación con idanca.net y Associação Cultural Panorama | Criada pela Red Sudamericana de Danza em parceria com idanca.net e Associação Cultural Panorama.

This network is maintained and administrated by Marlon Barrios Solano as an independent art/curatorial/social innovation project.

You can donate to support my work here:

WOULD YOU LIKE MAKE A ONE TIME DONATION?

Become my patron:

Become a Patron!


Support  making a single donation of any amount.
Thank you!

Contact:

marlon@dance-tech.net

for more information

YOU MAY DONATE BITCOIN HERE

WALLET

38rswPwwQB67cbe8z1E72PhtQCM1umpyjK

© 2024   Creado por Red Sudamericana de Danza.   Tecnología de

Emblemas | Badges  |  Reportar problema  |  Términos de servicio